Multinacional francesa atua para destacar a presença feminina no setor automobilístico por meio da ampliação de espaço nas pistas, nos escritórios e onde mais desejarem
o mês das mulheres, a Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca as principais iniciativas que estão alinhadas com os objetivos da empresa de dar visibilidade e voz às mulheres para que conquistem cada vez mais espaço em escritórios, nas pistas e onde mais desejarem.
“Em um segmento com presença ainda majoritariamente masculina, a Motul viu no patrocínio à MUSA, sigla para Mulheres Unidas Sertões Adentro, uma forma de incentivar e viabilizar a atuação de mais mulheres no esporte a motor”, afirma Luan Maria, Consumer Marketing Manager da Motul.
A equipe MUSA é formada pela piloto de UTV Helena Deyama e sua navegadora Cris Starling, além da piloto Moara Sacilotti, na categoria motos. Presente no Sertões desde 2018, a Motul é a marca de lubrificantes oficial e patrocinadora master do rally.
Em abril de 2022, a jornalista paulistana Karina Simões e a motociclista, influenciadora e empreendedora curitibana Bruna Wladyka, idealizadora do movimento “Elas Pilotam”, de empoderamento das mulheres no universo das duas rodas, se tornaram official riders da Motul.
“Com essas parcerias, a empresa evidencia o posicionamento da marca de estimular a crescente participação das mulheres no motorsport, ao passo que Bruna e Karina têm a missão de ampliar a exposição da Motul perante o público feminino”, explica Luan.
Com a repercussão do espaço, o projeto alcançou mulheres que pilotam, mas que também se identificam com esse estilo de vida em todo Brasil e em países como Argentina, Estados Unidos e Portugal.
“Para que as nossas ações sejam bem sucedidas, as mulheres do escritório da Motul estão envolvidas em todas as etapas de cada projeto, desde a formulação de produtos até a área de marketing”, diz Luan. “Essa conduta reforça o movimento crescente da empresa de inserir as mulheres em ambientes antes dominados pelos homens.”