“Estamos ambiciosos, mas realistas”, diz brasileiro na sua quinta temporada pela Alpine no badalado campeonato
André Negrão vai iniciar mais uma temporada no FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance. Presente na categoria desde 2017, sempre defendendo a Alpine, o brasileiro parte para seu segundo ano seguido correndo na classe dos Hypercars, a mais importante do Mundial de longa duração. Os testes oficiais, chamados de Prólogo, acontecem nos dias 12 e 13 de março. A primeira etapa do campeonato está marcada para o dia 18, naquele mesmo circuito.
Depois de uma temporada em que o piloto conquistou pódios em todas as etapas do FIA WEC, o brasileiro seguirá com os mesmos companheiros de equipe do ano passado: os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere. A expectativa de André Negrão é de mais uma temporada das mais acirradas, brigando com os protótipos da Toyota.
“Vai ser uma temporada difícil de luta contra os favoritos da Toyota, mesmo com os bons resultados que obtivemos nos testes de Paul Ricard com o nosso carro”, disse Negrão. “Como no ano passado, nossa principal meta é tentar vencer em Le Mans. Uma corrida de 24 horas tende a te dar mais chances quando seu carro não é o mais rápido. Mas queremos também tentar repetir a façanha de estar em todos os pódios, como em 2021. Resumindo, estamos ambiciosos, mas realistas”, concluiu.
A manutenção da equipe também é celebrada por Philippe Sinault, chefe da Alpine no Mundial de Endurance. “Ao entrarmos em nosso décimo ano com a Alpine, era importante para nós contar com o mesmo trio para pilotar o A480 na categoria Hypercar. André, Matthieu e Nicolas estão realmente incorporando este projeto. Eles, como nós, fizeram de tudo para continuar nossa colaboração este ano”, disse o dirigente. “Eles são investidos do espírito de nossa equipe e esta é uma situação ideal para um bom time no automobilismo, pois nos dá muita serenidade e confiança”, completa Sinault.
A temporada promete grandes emoções não apenas nos Hypercars, onde, além de Alpine e Toyota, a Glickenhaus e a Peugeot alinharão seus carros ao longo da temporada. No caso da marca do leão, o retorno à categoria deverá ser realizado em Monza, já que o time perderá as três primeiras etapas, em Sebring, Spa-Francorchamps e as 24 Horas de Le Mans.
O Mundial de Endurance terá ainda mais atrações além dos hipercarros. Na LMP2, haverá a estreia de equipes tradicionais em outros campeonatos, casos da Penske, que, depois de uma bem-sucedida experiência na IMSA, ingressa no WEC ao lado da Porsche, e da Prema, um dos mais importantes times do automobilismo de base do planeta.
Nas classes de GTs, a expectativa é de mais um ano de embates entre Porsche e Ferrari. As duas equipes devem protagonizar a disputa da LMGTE-Pro, que terá, na primeira etapa, a Corvette na disputa também. Alemães e italianos também se enfrentarão na LMGTE-Am, onde outra montadora é representada: a inglesa Aston Martin.
Além do Prólogo e da primeira corrida da temporada, em Sebring, o FIA WEC passará por alguns dos circuitos mais importantes do mundo: Spa-Francorchamps, Monza, Fuji, além de La Sarthe, onde será realizada as 24 Horas de Le Mans, mais importante prova de longa duração do mundo.