Na prática: Suzuki realiza o curso Jimny Off Road

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Fomos conferir de perto como funciona o curso off road da Suzuki, especificamente para os Jimnys, que é ministrado lá no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, que tem um dos melhores circuitos off road e nós aprovamos!

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Lembrando que os proprietários dos antigos Samurai, também podem participar e muito provavelmente no próximo curso os proprietários da nova Grand Vitara 4Sport poderão também. Esse novo modelo 4Sport vai abocanhar os órfãos da extinta Pajero TR4 que deixou de ser fabricada desde o inicio deste ano.

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Com taxa de inscrição simbólica de 200,00, além da aula prática e o acompanhamento teórico, ainda esta incluso: café da manhã, almoço, certificado, apostila, camiseta e adesivos, mas o que mais vale a pena mesmo é a lembrança da emoção deste dia para a maioria, com vários participantes que falamos, todos estavam emocionados com o dia que tiveram e declararam que vão guardar na memória.

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Em pouco tempo o pátio onde estacionavam os participantes se coloriu de Jimny´s enfileirados e alinhados, desde cor de rosa a verde limão.

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O objetivo do curso é instruir os clientes que acabaram de adquirir um Jimny e ainda não sabem do que o carrinho é capaz. Cenário perfeito para isso, staff perfeito para falar do carrinho, mas ainda “caseiros” na explicação teórica aos participantes.

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Vamos começar do começo. Chegada com um brunch na casa principal com vista para os boxes e a pista de velocidade. É ai que começa a emoção do participante, ouvindo o ronco dos motores passando em alta velocidade naquela pista, coração já começar a bater válvula pela ansiedade de chegar logo para o que vem pela frente. Como o curso foi feito no mesmo dia do track day do Swift sport, ou seja, ficou uma multidão de pessoas, tudo junto e misturado, acaba ajudando a animar ainda mais o que já esta animado.

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Presente estavam nada menos que os pilotos Wilson Fittipaldi, Chico Serra e o jovem simpático pai fresco, Luiz Razia, fazendo o que melhor eles sabem fazer, acelerar. Outra figura bastante presente em todos os eventos da Suzuki o também simpático Luiz Rosenfeld, presidente da marca no País.

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Não é apenas um curso 4×4, é um evento que a Suzuki criou para curtir seus “adorados adoradores”.  Tem vídeo game com carros velozes para quem não pode ir para a pista, autorama e também uma loja com diversos itens personalizados, jaquetas, camisetas, bonés, chaveiros, fone de ouvido, carteiras, botas, pen drive e muito mais, tudo com a chancela Suzuki.

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Depois do brunch, hora de virar a chave e reunir a legião lameira, todos os Jimnys devidamente adesivados e identificados, entram na pista para uma, duas até três voltas na pista rápida. Mesmo não sendo o melhor carro para uma pista de velocidade, ou será a melhor pista para um carro aventureiro? Bom, neste caso não importa, já é valido para quem nunca dirigiu num circuito fechado ter essa agradável experiência. Depois de matar a vontade de andar na pista com seu jipe, todos são direcionados a uma sala agradável, com grandes janelas que não isola a luz do dia, mas por que disse isso? Porque normalmente a parte teórica é feita numa sala fechada, com ar condicionado no máximo e nem vemos se esta sol la fora, e para este publico de bem com a vida, não poderia ser diferente. Professores a postos, alunos sentados e atentos, hora da aula. Apostila na mão e na tela o arcaico power point, ta vendo? Nem tudo é perfeito, mas é valido.

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Durante o curso teórico, as pessoas faziam perguntas com suas duvidas pessoais. Foi tudo muito descontraído e divertido. Passaram informações básicas para quem nunca participou de um curso como este. Para os mais avançados no assunto não tem muita novidade. Não estou desprezando, sei que sempre aprendemos alguma coisa nova e lá aprendi algumas também, mas para os mais experientes, ainda não lançaram um curso avançado.

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Para a parte pratica, a qual todos estavam ansiosos, inclusive eu, foi feito em ordem e cada participante fazia o percurso todo a primeira vez com um instrutor sentado no banco do passageiro, transmitindo segurança e informação para o condutor. Para os que optaram por fazer o percurso mais de uma vez, já ficavam aptos para fazer sem a companhia do instrutor técnico.

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Os níveis de dificuldade da pista foram o ponto alto. Aclive, declive, pedras, costela de vaca, caixa de ovos forte, ponte feita com troncos. atoleiro com lama e banco de areia, além da mega valeta que poucos se atreveram a passar, muitos só saíram com carro de apoio puxados por guincho. Qualquer parte do percurso era opcional e feito com o próprio carro do participante dirigindo. A frase unânime depois do percurso prático foi “não imaginava que esse carro era capaz disso tudo e nem eu”.

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Nossa conclusão sobre o curso é que vale muito a pena para qualquer pessoa que possua um Jimny, pois lá, é possível descobrir tudo que ele é capaz de fazer, com quem melhor entende, pois o staff é composto pela equipe Suzuki, gerente de produto, qualidade, desenvolvimento, ou seja, quem esta muito inserido em cada detalhe desse carrinho que me conquista um pouquinho mais a cada dia.

 Entre no site [Curso Suzuki] e se inscreva para garantir um lugar na lista de espera para a próxima turma.

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Sobre a marca Suzuki do Brasil posso dizer, parabéns! Toda equipe fala de todos os produtos com muito orgulho e satisfação por fazer parte deste time de apaixonados. Sobre os clientes Suzuki, digo que são vendedores de plantão. Bata papo com alguém que tem um Suzuki para ver, vão tentar logo te vender um igual ao deles, virou uma legião, os suzukeiros, zukis e outros diversos mais. Cuidado, ser Suzukeiro é contagioso.

Texto: Flávio Verna

Fotos: Wladimir Togumi

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