Imagine a cena aqui no Brasil (digamos em São Paulo): belas mulheres, fazendo topless, para a diminuição de velocidade. Imaginem só a balbúrdia que seria… Mas, na Rússia, na localidade de Severeny, na Rússia, os motoristas foram surpreendidos nos últimos dias por mulheres praticando topless, exibindo sinais que lembram o limite máximo de velocidade – de 60 ou 40 km/h. As moças em questão estavam em uma zona considerada de elevada taxa de acidentes, e o o objetivo da ação foi mostrar aos condutores abrandem ao verem as modelos e, com isso, que respeitem os limites de velocidade.
A ideia já tinha surgido há três anos, mas voltou a ser adotada. Segundo dizem as autoridades, ficou provado que os condutores em excesso de velocidade – sobretudo homens – tendem a tirar o pé do acelerador para admirar estas “beldades”. “Os russos raramente diminuem a velocidade quando estão em estradas rurais ou no interior das cidades. É lamentável. Mesmo quando há vários sinais de limite de velocidade. Por isso temos que os obrigar”, brinca uma das modelos envolvidas no projeto.
Os condutores também parecem gostar da iniciativa. “É fantástico. Gostaria de ver mais disto pelas estradas. E sim, olhei para o sinal do limite de velocidade”, disse um deles. A ação começou na localidade de Severeny, junto a uma passagem de peões particularmente perigosa e já há planos para que a campanha seja estendida por todo país.