Não deixe um pneu careca tirar a alegria do Carnaval

Uma simples moeda de R$ 1,00 pode auxiliar a medir a profundidade dos sulcos

Com a chegada do Carnaval, as escolas de samba e os blocos vão para as ruas e um imenso contingente de carros ruma para as estradas com as famílias em busca de um merecido descanso. O tão esperado feriadão chegou e para que ele seja repleto de boas lembranças um pequeno cuidado da maior importância deve ser tomado: os pneus do seu carro estão com os sulcos em ordem ou já ficaram “careca”?

Cada milímetro dos sulcos reflete muito na segurança ao dirigir. O limite legal para se trafegar com um pneu é de 1,6 mm. “A partir daí se constata uma gradativa queda na eficiência das respostas a situações críticas como as de frenagens de emergência ou quando se torna necessário o escoamento de um elevado volume de água”, alerta Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Os indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais dos pneus fornecem essa informação da maior importância. Quando o desgaste da banda de rodagem atingir a marca de 1,6 mm não há mais tempo a perder e o pneu deve ser substituído.

Testes apontam que um veículo em uma pista molhada rodando a uma velocidade de 80 km/h calçando pneus com 3 mm de profundidade de sulco percorre uma distância de até dois veículos para parar totalmente. Com sulcos de 1,6 mm essa distância dobra, ou seja, pode chegar a até quatro veículos. A fórmula perfeita para um acidente, valendo lembrar que mesmo em pista seca o pneu com pouca profundidade de sulco também percorre uma distância bem maior.

Uma forma prática de medir a profundidade dos sulcos é empregando uma moeda de R$ 1,00. Se o anel dourado desaparecer quando inserido no sulco você pode rodar com seu pneu sem receios. Caso o contrário, chegou a hora de promover a troca.

A verificação periódica da profundidade dos sulcos é apenas um dos cuidados que é preciso ter com os pneus, que devem receber atenção em itens essenciais como calibragem periódica e alinhamento do conjunto roda, direção e suspensão, conferência de válvulas, pesquisa por possíveis bolhas e estado do estepe.

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