Fabricante japonesa vai competir no Campeonato Mundial da FIA 100% elétrico pelo menos até 2030
A Nissan anuncia seu compromisso com o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E até pelo menos 2030, fortalecendo seus planos de eletrificação Ambition 2030. Os carros de geração 4 (GEN4) da Fórmula E vão estar nas pistas da Temporada 13 (2026-2027) até a Temporada 16 (2029-2030). Esta será a tecnologia mais avançada da categoria e continuará mantendo seu status como laboratório mais inovador para soluções em mobilidade elétrica.
O diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E Tommaso Volpe assinou o documento oficial de participação dos construtores a partir da Temporada 13 (2026-2027) até 16 (2029-2030) do Campeonato Mundial da FIA de Fórmula E, junto com o Diretor Sênior de Esportes de Circuito da FIA, Marek Nawarecki, na presença do CEO da Fórmula E, Jeff Dodds. O acordo ratifica o compromisso da Nissan como montadora da GEN4 da categoria, tornando-se o primeiro construtor a confirmar sua participação no Campeonato Mundial da FIA de Fórmula E até 2030.
Esta decisão representa a participação da Nissan na Fórmula E por, pelo menos, mais 12 anos, fazendo deste o compromisso mais longo da empresa com uma categoria de um Campeonato Mundial da FIA.
A Fórmula E proporciona o ambiente perfeito para a Nissan desenvolver sua tecnologia de veículos elétricos e testar sua expertise em uma competição altamente acirrada. Por isso, este acordo marca mais uma grande etapa para o “Nissan Ambition 2030” – o plano de longo prazo para se tornar uma autêntica montadora de automóveis eletrificados.
O programa coloca a eletrificação no coração da estratégia de longo prazo da empresa, durante o qual a Nissan vai lançar 34 modelos eletrificados entre os anos fiscais de 2024 e 2030 para cobrir todos os segmentos, com um mix de modelos de veículos eletrificados que devem totalizar 40% em todo o mundo até o ano fiscal de 2026, avançando para 60% até o final da década.
O envolvimento da Nissan na próxima geração da Fórmula E reafirma seu compromisso com o pioneirismo das competições sustentáveis do automobilismo esportivo, em linha com suas metas ambientais mais amplas. A era da GEN4 vai incluir tecnologias de ponta, como otimização da eficiência energética por meio de uma capacidade de regeneração de até 700 kW, maior potência de até 600 kW, bem como inovações em segurança, representando um passo significativo nas tecnologias de corridas de veículos elétricos.
A Nissan, a FIA e a Fórmula E compartilham a mesma visão em relação à eletrificação, o que faz deste acordo uma etapa significativa e o próximo passo natural rumo ao futuro do automobilismo esportivo elétrico.
Desde que entrou para a categoria, às vésperas da Temporada 5, a Nissan tem se dedicado continuamente a expandir suas operações na Fórmula E, em sua busca constante pela conquista de mais sucessos. Por exemplo, a sede da Equipe Nissan de Fórmula E se mudou para a área de Paris, permitindo acesso às melhores instalações possíveis.
Como marca global, a Nissan atua em todos os países do atual calendário da Fórmula E, utilizando a categoria para promover a tecnologia de VEs em todo o mundo. Além disso, a Nissan também conta com o suporte da ampla presença da marca nos territórios visitados pela categoria, com seus vários centros de Pesquisa & Desenvolvimento em 16 mercados, várias plantas de produção em 13 mercados e estúdios de design em 5 mercados.
O compromisso com a Fórmula E até 2030 comprova a importância deste Campeonato Mundial da FIA para a Nissan em todo o mundo e o papel que ele desempenha no compromisso da empresa para tornar os veículos elétricos acessíveis a todos e em todo lugar, promovendo um mundo mais limpo, seguro e inclusivo.