Pela primeira vez no Brasil, vento mostra o futuro da mobilidade global
A Nissan é mesmo uma empresa que se preocupa com o futuro da mobidade. Carlos Goshn, já havia prometido, durante a Olimpíada Rio 2016, que a empresa faria muitos progressos na área de mobilidade. De acordo com um estudo encomendado pela Nissan na América Latina, 8 em cada 10 pessoas estão abertas a comprar um veículo elétrico.
No estudo realizado pela empresa C230, braço de consultoria da Fundação Think Tank IDEA, observa-se que, com ações adequadas, a região tem oportunidades de acelerar a adoção de veículos elétricos e autônomos. Enquanto 80% dos latino-americanos já ouviram falar de carros movidos a bateria, apenas 1 em cada 10 andou em um desses veículos.
Os resultados do estudo foram compartilhados hoje no “Nissan Futures América Latina“, realizado em São Paulo, Brasil. No evento, a Nissan reiterou seu compromisso de impulsionar o futuro da mobilidade na região por meio de sua visão de marca Nissan Intelligent Mobility, que busca mudar a maneira como os carros são impulsionados, conduzidos e integrados à sociedade.
A C230 conversou com 5.700 pessoas em cinco países – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru – com o objetivo de conhecer o grau de abertura na região para as novas tecnologias de mobilidade.
O estudo também contribuiu para identificar outros dados relevantes sobre o assunto, entre os quais se destacam:
Oportunidades para a introdução de veículos elétricos
- 80% dos entrevistados estariam dispostos a comprar um veículo elétrico, uma vez que o consideram uma solução que contribui para a redução da poluição ambiental.
- 73% pensam que abastecer um veículo elétrico é mais barato custo do que os movidos a combustíveis fósseis.
- Embora haja uma clara abertura para adquirir e aprender mais sobre veículos elétricos, foram identificadas algumas barreiras, que os entrevistados expressam como as principais preocupações relacionadas à aquisição de um veículo elétrico, tais como:
- 75% consideram que pode ser complicado encontrar um ponto de recarga.
- 60% preocupam-se com o fato de que a carga disponível neste tipo de veículo pode não ser suficiente para completar os deslocamentos diários.
- Para 63% deles, a preocupação é que o tempo de carregamento da bateria seja muito demorado.
Veículos autônomos
O nível de conhecimento e a atitude em relação aos veículos com tecnologia autônoma mostram que há uma oportunidade para explorar o assunto na região:
- Apenas 35% das pessoas consultadas ouviram falar de veículos autônomos; no entanto, 69% disseram, após explicação da tecnologia, que estariam dispostos a usar um veículo autônomo.
- Mais da metade, 54%, expressou opinião positiva sobre veículos autônomos; principalmente sobre como isso pode ajudar a melhorar a mobilidade e a segurança nas ruas das cidades latino-americanas.
- 58% dos entrevistados consideram que os veículos autônomos iriam melhorar a mobilidade em suas cidades e 6 em cada 10 consideram que suas viagens seriam muito mais confortáveis com este tipo de veículo.
- É importante ressaltar que 70% consideram que a ocorrência de acidentes poderia diminuir com o uso de veículos autônomos e 72% disseram que, em caso de ocorrência, seria menos grave.
- Finalmente, 64% das pessoas consultadas estariam dispostas a comprar um veículo autônomo se o custo fosse semelhante ao de um veículo normal.