Nissan investe R$ 2,8 bilhões e confirma a produção de dois novos SUVs e um motor turbo no Brasil

Novo Nissan Kicks é um dos modelos que será feito no Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro

A Nissan acaba de completar 23 anos no Brasil e se prepara para uma nova etapa no País e na América do Sul, alinhada com o seu plano global Ambition 2030. Em cerimônia realizada hoje no seu Complexo Industrial de Resende, no estado do Rio de Janeiro, a empresa japonesa anunciou que ampliará seu plano de investimentos 2023-2025, chegando a até R$ 2,8 bilhões, para produzir dois novos veículos utilitários esportivos (SUVs) e montar um motor turbo.

Diante de 2.400 pessoas, incluindo todos os funcionários da unidade industrial, autoridades e convidados, Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan Motor Co., revelou os próximos passos da empresa no país. Ele foi acompanhado por Cláudio Castro, Governador do estado do Rio de Janeiro, e dos principais executivos regionais e locais da Nissan.

“Guiados pela nossa visão Ambition 2030 e levando em consideração as necessidades e realidades do Brasil e da América do Sul, temos uma estratégia local que garantirá a nossa transformação nos próximos anos. Precisamos demonstrar o nosso compromisso com novas ações para construir uma base sólida e seguirmos evoluindo ainda mais e, assim, contribuir para atingir os nossos objetivos globais”, disse Makoto Uchida, Presidente e CEO da Nissan Motor Co., durante a cerimônia.

O investimento permitirá a instalação de novos equipamentos, ampliações na linha de produção e a evolução de processos no complexo da Nissan em Resende para permitir a fabricação de dois novos SUVs. Um dos modelos terá a missão de dar continuidade à bem-sucedida linhagem do Nissan Kicks, que é um sucesso da marca no Brasil e no mundo.

O plano de desenvolvimento também contempla a fábrica de motores, que integra o parque industrial da Nissan e foi o local onde a empresa realizou a cerimônia de anúncio dos investimentos. Ela montará um novo e moderno motor turbo para ser adotado em modelos da marca.

Inaugurado em abril de 2014, o “jovem” complexo industrial brasileiro da Nissan passará por sua primeira grande evolução e consolidará sua vocação como um hub de exportação. A unidade, que já atende, além do mercado brasileiro, alguns mercados da América do Sul, deve passar a exportar um de seus novos veículos para mais de 20 países.

Como parte desse processo para receber novos produtos, seguindo sempre com foco na qualidade de manufatura, o complexo industrial atua desde 2022 em dois turnos, o que gerou, na época, a contratação de mais 578 novos funcionários. A Nissan também vai ampliar a presença de parceiros no entorno de sua unidade. Um pouco antes da cerimônia oficial, quatro novos fornecedores confirmaram que irão se instalar junto da fábrica de Resende.

O novo investimento da Nissan no Brasil reforça a consistência da estratégia da empresa no mercado nacional e em toda a América do Sul. Para sua construção, o Complexo Industrial de Resende recebeu, na época, R$ 2,6 bilhões, o que até hoje é um dos maiores montantes aplicados em uma fábrica de automóveis no país.

O resultado é que a unidade de Resende segue modernos padrões de manufatura, alinhados às melhores práticas ambientais e de qualidade, e conta com um ciclo completo de produção. Para isso, dentro do complexo, há da área de estamparia até pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade. Nos anos seguintes à sua inauguração, outros investimentos foram realizados para melhorias, adoção de novos recursos tecnológicos e evolução de infraestrutura e ergonomia voltadas ao bem-estar dos funcionários.

Assim, os investimentos realizados pela Nissan no Brasil, incluindo os que agora garantem a produção dos dois novos SUVs e a montagem do motor turbo, somam um total de R$ 6,2 bilhões, em 10 anos.

Mais de 2.400 pessoas participaram da cerimônia de anúncio oficial no Complexo Industrial da Nissan em Resende, estabelecendo um novo recorde histórico de público em um evento no local. O anterior era de 1.800 pessoas, alcançado durante a passagem do Revezamento da Tocha Olímpica pela fábrica de Resende em 2016, quando a Nissan foi patrocinadora oficial dos Jogos.

Além do público recorde que esteve presente para acompanhar o anúncio, a cerimônia também foi assistida online por funcionários, concessionários e jornalistas do Brasil, Argentina, Chile e Peru.

 

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