Executivo vai liderar a estratégia de vendas na região
A Nissan anunciou a nomeação de Airton Cousseau como Vice-Chairman da Nissan América Latina. Em seu novo cargo, o executivo vai liderar a estratégia da Nissan em 38 países da região incluindo, entre outras, Operações e Marketing e Vendas.
Sua sólida experiência em importação e exportação, vendas, marketing, finanças, desenvolvimento de rede de concessionárias e pós-vendas o prepararam para este novo desafio na região.
Com mais de 20 anos na indústria automotiva, Airton ocupou posições de liderança não só na América Latina, mas também na América do Norte e na China. Na Nissan América do Norte (NNA), ele foi Vice-Presidente sênior de Marketing e Vendas até ser indicado para esta nova posição. No cargo ele fez parte de um time focado na recuperação da performance da companhia no mercado americano.
Anteriormente, em 2016, Cousseau foi Vice-Presidente da Dongfeng Motor Co,. Ltd. e Diretor Administrativo da Dongfeng Nissan Passenger Vehicle Co., na China. Antes disso, o executivo também ocupou o cargo de Presidente da Nissan México.
“A chegada de Airton Cousseau ao nosso time de liderança vai fortalecer nosso foco não apenas nas operações do negócio e com os consumidores, mas também no trabalho em conjunto com cada um de nossos concessionários. Airton se junta a um time forte de líderes locais com experiência internacional comprometidos em ajudar e impulsionar nossos negócios e responder aos desafios de mercado da indústria automotiva”, disse Guy Rodriguez, Chairman da Nissan América Latina.
A Nissan LATAM foi oficialmente criada como uma unidade de negócios em 2014 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento da companhia e sua linha de produtos na América Latina. Como parte da estratégia de crescimento, a marca estabeleceu a missão de se tornar um polo industrial importante para suprir a região, inicialmente com a abertura do Complexo Industrial de Resende, no Rio de Janeiro, focado na produção de carros compactos e crossovers, seguido pela produção da Nissan Frontier em Santa Isabel, na Argentina. Ambos os projetos representam o compromisso da Nissan em atender as necessidades do negócio e dos consumidores na América Latina.
Cousseau vai contribuir para a Nissan alcançar o objetivo de se posicionar como uma das três principais marcas na América Latina, além de consolidar ainda mais o modelo de negócios.
O executivo brasileiro é formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (Brasil), e tem pós-graduação em Marketing pela Universidade La República (Uruguai), e Finanças pela Universidade de Montevidéu (Uruguai).
Cousseau ficará baseado em São Paulo, no Brasil, e assume a nova posição a partir de 1º de julho.