Em seu sétimo aniversário na América do Sul, empresa se consolida como um forte player no setor automotivo
No ano fiscal de 2020 (período compreendido entre abril de 2020 e março de 2021), a Nissan América do Sul – com subsidiarias na Argentina, Brasil, Chile e Peru – demostrou que os desafios comerciais foram uma oportunidade para a empresa desenvolver seu relacionamento com os usuários e futuros clientes, por meio de uma estratégia de comercialização digital para a sustentabilidade do negócio nos mercados em que atua.
“Oferecer serviços e produtos que satisfaçam as necessidades dos nossos clientes latino-americanos é a nossa missão, e fazer isso de maneira que garanta sua segurança e saúde, diante do contexto atual, é a nossa prioridade”, comentou Guy Rodríguez, presidente e diretor geral da Nissan na América do Sul. “A Nissan América do Sul tem um objetivo claro de estar entre as três marcas favoritas dos latino-americanos. Sem dúvida, estamos trabalhando em uma estratégia sólida junto com nossos parceiros comerciais e colaboradores para enriquecer a vida das pessoas, por meio da inovação e emoção ao dirigir”, observou Rodríguez.
Em primeiro lugar, a Nissan foi a única marca a implementar um programa de certificação regional chamado de Limpo & Seguro em toda sua rede de concessionárias na Argentina, Brasil, Chile e Peru. Somado a isso, a marca anunciou em janeiro a chegada nas concessionárias da Argentina de um inovador dispositivo físico para respeitar as medidas de distanciamento social e cuidar dos clientes que visitam uma loja física.
Por meio de sua área de Customer Experience (Experiência do Cliente), a marca avançou na digitalização do processo de compra de automóveis com a iniciativa “Shop@Home”. Este novo processo integrou o mundo digital com a atividade das concessionárias, permitindo aos clientes viver uma “nova experiência, mais dinâmica e ágil”. Neste sentido, a Nissan do Brasil lançou sua plataforma de e-commerce chamada de “Loja Virtual Nissan”, a única com ciclo 100% online de compra de carro zero quilômetro. Além disso, incluiu novas ferramentas de assistência virtual em seus sites na internet, como o Chatbot, criou o Nissan Customer Innovation Hub, uma consultoria digital da marca treinada para atender o cliente de maneira ágil e precisa, e adotou o WhatsApp via Bot e com inteligência artificial para agendamento de test drive de carros pelos clientes.
Além disso, um outro destaque do ano passado foi o lançamento de sua página virtual dentro do Mercado Livre, a plataforma de e-commerce mais importante em América Latina.
Esta forte estratégia de transformação digital do negócio resultou em um aumento de 30% nas vendas realizadas em canais online, com um crescimento de visitas com interações que indicaram um comportamento de compra de quase 50% no ano fiscal de 2020.
Em 2020, a Nissan apresentou o Novo Versa e o crossover campeão de vendas da marca, o Novo Nissan Kicks, com um show tecnológico inédito com 400 drones, que iluminaram o céu de São Paulo, para dar as boas-vindas ao SUV.
Com o firme propósito de desenvolver a indústria automotiva na região latino-americana, a marca continuou investindo de maneira consistente e em agosto de 2020 anunciou o investimento de 130 milhões de dólares na expansão da rede de fornecedores no Complexo Industrial Santa Isabel (Córdoba, Argentina) e ampliação da gama de produtos no país.
No ano fiscal de 2020, a inovação não apenas se fez presente na atividade comercial, mas também seu Centro de Design localizado em São Paulo estreou um novo modelo de negócio, ao oferecer seus conhecimentos para diferentes áreas como design de interiores, mobilidade e comunicação visual, sendo o primeiro dos oito centros da marca em nível mundial a contar com estes novos serviços fora da área automotiva.
Estas ações permitiram gerar novas e emocionantes conexões com os clientes, com resultados incríveis em um ano de grande incerteza econômica. No Chile, a marca conseguiu se posicionar no top 3 das vendas, subindo duas posições em comparação com 2019. A Nissan Peru conseguiu obter sua mais alta participação de mercado desde sua chegada ao país, com sólidos 8,7% em fevereiro.
Além disso, no Brasil, o Novo Nissan Versa segue evoluindo desde o seu lançamento no fim de outubro e conquistando clientes, inclusive, de segmentos superiores, com participação em seu segmento acima dos 5% mesmo não sendo oferecido para vendas diretas – como grandes frotas e locação –, já o Novo Kicks, que foi lançado nos últimos dias do ano fiscal, se consagra como um sucesso, com uma demanda superior as expectativas da Nissan, que o fizeram começar o novo ano, em abril, em seu primeiro mês completo de vendas, com cerca de 10% de participação de mercado.
Por último, na Argentina, a Nissan Frontier obteve um recorde histórico de 10,6% de participação no segmento de picape médias em dezembro de 2020, demostrando a grande capacidade de crescimento no segmento de picapes.
Neste ano, em abril, a Nissan comemorou seu sétimo aniversario na América do Sul, consolidando suas operações como uma peça fundamental para o crescimento global da empresa. A oferta de produtos da marca japonesa na Argentina, Brasil, Chile e Peru é composta por veículos icónicos e alinhados com as demandas locais, como, por exemplo, a Nissan Frontier, o Novo Nissan Kicks e o Novo Nissan Versa, assim como o veículo 100% elétrico Nissan LEAF.
Sob a direção do novo plano de negócios Nissan NEXT, a empresa continua se mostrando como um player a cada dia mais forte, com altos padrões de qualidade em seus processos de manufatura, design de veículos e tecnologias de segurança, bem como atendimento ao cliente e serviços de pós-venda, por meio de uma rede com mais de 300 concessionárias.