No Dia Mundial do Meio Ambiente, Michelin reafirma seus compromissos com o futuro sustentável

Objetivo da empresa é zerar todas as emissões líquidas em suas instalações até 2050

Nesse dia 5 de junho, em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, é fundamental refletir sobre a crise pela qual o mundo está passando, de amplitude sem precedentes. À medida que embarca em uma transformação em resposta às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade, a Michelin reforça suas iniciativas em favor do meio ambiente e do clima. Em 2018, a empresa se comprometeu com o SBTi (Science Based Targets initiative) para definir metas de redução de gases de efeito estufa dentro de dois anos. Enviadas em outubro de 2019, essas metas foram validadas pelo SBTi por serem compatíveis com as ciências do clima.

“A validação SBTi de nossas metas de redução de emissão de CO2 é mais uma prova da relevância de nossos compromissos ambientais. A Michelin tem fortes ambições, totalmente ancoradas em sua estratégia, e uma visão de longo prazo na luta contra o aquecimento global”, afirma Florent Menegaux, presidente do grupo Michelin.

A Michelin se comprometeu a reduzir em 38% as emissões de gases de efeito estufa em suas instalações e na energia comprada e consumida para produção até 2030. A empresa também assume o compromisso de reduzir em 15% as emissões em relação ao fornecimento de combustível e energia, ao transporte e distribuição e ao tratamento em fim de vida dos produtos vendidos até 2030. Além disso, a Michelin estabelece que 70% de seus fornecedores de matérias-primas tenham estabelecido metas “science-based” até 2024.

Desde 2019, uma parceria com a WWF coloca a descarbonização do transporte e o estabelecimento de metas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no centro das ações realizadas em conjunto.

Agir em cada estágio do ciclo de vida do pneu

Para lidar com a emergência climática, a Michelin atua em cada estágio do ciclo de vida do produto e conta com uma abordagem de economia circular. Para reduzir a pegada de carbono de sua produção em escala global e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a empresa estabeleceu duas prioridades: tornar suas ferramentas industriais mais resilientes e melhorar sua eficiência energética; e usar cada vez mais energia renovável.

Essa estratégia já está dando frutos: na Europa, as fábricas da Michelin são abastecidas com 85% da eletricidade garantida a partir de fontes renováveis. As emissões de CO2 já foram reduzidas em 24,8% entre 2010 e 2019. Para 2050, a ambição do Grupo é atingir zero emissões líquidas para suas instalações industriais.

Seja na concepção ou fabricação de seus produtos e serviços, seja em todos as suas instalações, o respeito ao meio ambiente é parte integrante da estratégia “Tudo Sustentável” da Michelin.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes