Nouvelle Vague é tema de filme inédito no Curta!

Documentário inédito estreia no canal, analisando a obra de cineastas como François Truffaut, , Jean-Luc Godard e Agnès Varda

A Nouvelle Vague foi um movimento artístico que nasceu na França e marcou o cinema mundial, sobretudo durante as décadas de 1950 e 1960, por seu caráter contestatório e revolucionário. Desse grupo, saíram grandes nomes da sétima arte, como François Truffaut e Jean-Luc Godard. Tais diretores e suas obras são assunto do documentário “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, uma coprodução da Arte France e da INA, que estreia com exclusividade no Brasil através do Curta!. Neste mês, o canal está com sinal aberto na internet e toda a programação pode ser vista gratuitamente. A produção francesa também está no Curta!On – Clube de Documentários, disponível no NOW, da Claro / NET, e na internet através do Tamanduá.TV.

Trechos de filmes da época contam a história da Nouvelle Vague, como “Os Primos”, de Claude Chabrol, “Os Incompreendidos”, de Truffaut, e “La Pointe Courte”, de Agnés Varda. As cenas são mescladas com um impressionante acervo de entrevistas com diretores como Godard, Truffaut, Chabrol e Varda. Outros profissionais que se envolveram com o movimento também aparecem em entrevistas, entre eles o arquivista Henri Langlois, cofundador da Cinemateca Francesa, e o cinegrafista e diretor de fotografia Raoul Coutard. Atores como Jean-Paul Belmondo, Brigitte Bardot e Gina Lollobrigida estão entre os que aparecem no longa.

A Nouvelle Vague daria espaço para jovens cineastas, muitas vezes iniciantes nesse ofício, dispostos a quebrar padrões e, ao mesmo tempo, enfatizar novos valores trazidos por aquela geração. As produções acabaram por refletir o contexto de efervescência cultural e política vivido em diversas partes do mundo. “O cinema francês era, definitivamente, um regime de inquisição, de celas e compartimentos nos quais havia tabus e leis. Queríamos mostrar que tudo isso era inútil”, conta Godard em um registro incluído no documentário.

Por apresentar filmes e entrevistas realizados sobretudo em meados do século XX, “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema”, dirigido por Florence Platarets, é composto em quase sua totalidade por imagens em preto e branco. Porém, o documentário, em seus momentos finais, exibe cenas coloridas como as de “Uma Mulher é uma Mulher”, de Godard, e “A Princesa de Cleves”, de Jean Delannoy, acompanhando a passagem do tempo e a evolução tecnológica do cinema.  A estreia é na Quarta do Cinema, 9 de fevereiro, às 23h.

Serviço:

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 09/02

23h – “Nouvelle Vague: A Grande Onda do Cinema” (Documentário)
Foi durante os anos 1960 que se deu o nascimento e a ascensão da Nouvelle Vague francesa. Caracterizada como um movimento cinematográfico de vanguarda, liderado por diretores como Jean-Luc Godard e Agnès Varda, deu origem a atores icônicos como Brigitte Bardot e Jean-Paul Belmondo. A Nouvelle Vague produziu uma nova geração de cineastas, mas também novos corpos de atores, uma revolução técnica e estética, uma forma totalmente diferente de se produzir filmes. É, acima de tudo, uma ideia nova de cinema, mais próxima do romance ou da arte moderna do que do cinema comercial. Diretor: Florence Platarets. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 10 de fevereiro, quinta-feira, às 03h e às 17h; 11 de fevereiro, sexta-feira, às 11h;12 de fevereiro, sábado, às 15h; 13 de fevereiro, domingo, às 23h.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes