Nova versão do Hybrid Electric Vehicle Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade, de acordo com os dados de aferição do Inmetro
A Kia Brasil mais uma novidade para o mercado. Trata-se da nova versão EX do Niro, ao preço de R$ 199.990,00, modelo que tem como um dos principais atributos o seu motor Kappa PE, de 1.6 litro, 16 válvulas, com injeção direta, a gasolina, mais o seu motor elétrico que, com a sua bateria de polímero de lítio-ion de 240V, proporciona potência combinada de 141 cavalos a 5.700 rpm e torque de 27 kgf.m a 4.000 rpm, seu design interno e externo ousado mas elegante e a extensa lista de tecnologias ADAS – Advanced Driver Assistance System, capazes de proporcionar ainda mais segurança e conforto aos ocupantes do veículo.
A performance desse motor pode ser traduzida nos dados de consumo e nos índices de emissão de CO2. Segundo o Inmetro, o Kia Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade. Com seu reservatório de combustível de 42 litros, o Niro pode chegar a até 800 km de autonomia, cerca de 30% mais em relação a seus principais concorrentes. Esses dados conferem ao Niro consumo energético médio de 1,0956 MJ/km e índice de emissão de CO2 de 68 g/km.
Além da excelente eficiência energética e do sistema hibrido HEV, o Niro foi projetado para ter menor impacto ambiental no desenvolvimento, na produção e no uso do veículo, como a pintura com tintas BTX-Free (sem benzeno, tolueno e xileno); 56% da forração do teto é composta de plásticos reciclados; 70% da tela de cobertura do porta malas é feita com plásticos reciclados; revestimento dos bancos em altaica, a partir de árvores de eucalipto; e aplicação da Coluna C com função aerodinâmica, proporcionando um coeficiente aerodinâmico reduzido (Cx 0,29).
O design externo do Niro já se mostrou inovador, ousado e elegante. Com traços marcantes, o Niro traz uma personalidade dinâmica e ímpar. Na parte dianteira, o SUV compacto da Kia mostra seu tradicional “tiger nose” e um conjunto ótico em LED. Na traseira, a ousadia mais marcante está nas lanternas, do formato bumerangue, que avançam na coluna C.
O modelo apresenta dois modos de condução (Eco e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada. O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.
As configurações de suspensão do Niro têm na dianteira, independente, tipo MacPherson, molas helicoidais e amortecedores a gás e, na traseira, Multilink. A direção é elétrica e os freios são a discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Conforto e tecnologia – Apesar das dimensões compactas, com 4.420 mm de comprimento, 1.825 mm de largura e 1.545 mm de altura, a cabine do Niro proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.720 mm de distância entre-eixos. O tanque de combustível (42 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 18” com acabamento diamantado, e o porta-malas tem capacidade de 425 litros (VDA) e com a fileira de bancos traseiros rebatida, a capacidade chega a 1.419 litros (VDA).
Um dos carros mais modernos e atrativos da categoria, o Niro possui sistema de entretenimento que combina as funcionalidades dos smartphones, por meio da tela flutuante e sensível ao toque de 10,25” integrado sob peça única ao painel digital de instrumentos, também de 10,25”. Seu sistema de entretenimento é também compatível com conexão via Apple CarPlay™ e Android Auto™ sem fio ou por USB, e auxilia as manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Os passageiros traseiros podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB tipo C disponível no encosto dos bancos dianteiros.
O Niro vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida com indicador de fluxo de energia e sistema de som. O controle frontal do ar-condicionado é sensível ao toque e o computador de bordo fica no painel de instrumentos com tela LCD de 10,25”.