O CARRO DE CORRIDA DE LE MANS MAIS ESTRANHO 

No próximo fim de semana acontecerá a prova anual de Le Mans. A mais famosa corrida de endurance do mundo  já recebeu no decorrer dos anos diversos modelos diferentes e esquisitos. Um dos mais estranhos com certeza foi o Nardi modelo Bisiluro Dalmonar de 1955.
O Bisiluro foi criado por Enrico Nardi e o nome significa “torpedo duplo” devido ao seu formato assimetrico não convencional tipo com excelente aerodinâmica.
O Bisiluro utiliza um motor Giani, conhecido como grande afinador e construtor de motores. O motor com deslocamento de apenas 0,7 litros produz notáveis 62 cv que o levava a veloidade máxima de 190 Km/hora.
O motor e a transmissão ficavam no compartimento esquerdo enquanto o motorista e a gasolina ficavam no direito. No centro ficava uma seção inferior com formato de aerofolio e um radiador curvo exposto. Na dianteira estavam montados faróis duplos.
A prova de 1955 ficou conhecida como aquela em que aconteceu o maior desastre da história do automobilismo. Durante a prova, um Jaguar que o ultrapassava criou um calado lateral que jogou o Bisiluro para fora da pista.
Atualmente o Bisiluro está exposto no Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci em Milão.
MAGNA STEYR NEGOCIA COM MONTADORAS CHINESAS
A Magna Steyr, fabricante sob contrato de veículos e componentes, está conversando com fabricantes de automóveis chineses. Sediada em Graz, Áustria, a Magna Steyr fabrica, entre outros produtos, a linha G-Class para a Mercedes Benz e o Jaguar I-Pace.
A produção de carros chineses na Europa tem o objetivo de evitar as novas tarifas em discussão na Comunidade Europeia.  Os chineses que já  vendem carros na Europa como Nio, XPeng, BYD e Zeekr e  conversam com a Magna.
Roland Prettner, presidente da empresa comentou em Graz que há  conversas avançadas.

SANTOS DUMONT E O PRÍNCIPE ROLAND BONAPARTE

O príncipe Roland Bonaparte, sobrinho neto de Napoleão Bonaparte, era botânico e fotógrafo e  foi um dos jurados do Prêmio Deutsch de la Meurthe. Durante a disputa do prêmio, Santos Dumont teve a sua vitória negada pela banca avaliadora devido a um pequeno atraso.
Roland Bonaparte se irritou com a decisão dos colegas que queriam desclassificar o brasileiro.  Henri Deutsch de la Meurthe, que oferecia o prêmio, concordou com Bonaparte e o feito de Santos Dumont foi imortalizado.
O objetivo da prova era realizar uma viagem do Parc de Saint-Cloud até a Torre Eiffel e retornar em menos de meia hora.
O dinheiro do Prêmio foi dividido por Alberto Santos Dumont entre sua equipe de mecânicos e diversas famílias pobres de Paris.
FORDLÂNDIA, UM SONHO INDUSTRIAL 
Fordlândia foi o projeto  de Henry Ford na Amazônia que visava criar uma comunidade autossuficiente e uma plantação de seringueira. A plantação das seringueiras Hevea Brasiliensis acompanhada de toda a infraestrutura para o processo de beneficiamento da seiva para a produção de borracha.
Foram compradas terras em 1928,à s margens do Rio Tapajós, no estado do Pará e foi criada uma típica cidade norte-americana. Foram importadas casas pré-fabricadas dos Estados Unidos e montadas escolas,hospitais, lojas e até infraestrutura para esportes.
A invenção da borracha sintética fez com que a produção da borracha natural se tornasse anti-econômica . A sentença de morte para a Fordlândia veio alguns anos mais tarde em 1945. No mesmo ano Henry Ford II, neto do empresário, tornou-se Presidente da Ford Mortor Company e decidiu encerrar as operações na cidade.
A Ford vendeu as terras para o Governo Brasileiro com um prejuízo de US$ 20 milhões.  Atualmente a área se transformou numa pequena cidade no Estado do Pará.
Jaroslav Sussland

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes