“O Cavaleiro da Rosa” no Ópera na Tela 2021

Obra de Richard Strauss é destaque no festival com projeção da récita na tenda montada no Parque Lage, no Rio de Janeiro

Em sua sexta edição, entre 13 e 23 de novembro, o Festival Ópera na Tela projeta, pela primeira vez, a récita O Cavaleiro da Rosa (Der Rosenkavalier), de Richard Strauss. Encenada pela primeira em vez em 1911, no Königliches Opernhaus de Dresden, essa montagem em três atos da Ópera do Estado de Berlin tem direção do artista austríaco André Heller. O maestro é o consagrado Zubin Mehta.

Muito conhecida na Europa, mas pouco encenada nos palcos brasileiros, O Cavaleiro da Rosa é uma ópera cómica, com libreto de Hugo von Hofmannsthal e baseada no Les amours du chevalier de Faublas de Louvet de Couvray. É a quinta ópera escrita por Strauss e sua segunda parceria com o escritor e dramaturgo vienense Von Hofmannsthal,

Na história, o jovem Octavian aprende uma lição de vida e de sexualidade da Marechala, Princesa Werdenberg. Mas, só descobre a si mesmo e começa a entender os mistérios do coração feminino quando é encarregado por ela de uma nobre missão: levar uma rosa de prata à jovem Sophie, a noiva do Barão von Lerchenau. Amante da Marechala, Octavian acaba se apaixonando por Sophie e sendo correspondido.

No elenco, destacam-se as vozes femininas para três papéis principais: a soprano finlandesa Camilla Nylund, como Marechala; a soprano americana Nadine Sierra como Sophie e a mezzo-soprano canadense Michèle Losier interpretando o jovem Octavian. O baixo alemão Christof Fischesser é o Barão Ochs.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes