O poder da mulher à frente de uma das maiores empresas do aftermarket automotivo brasileiro

A GOOP, distribuidora da marca TAKAO nasceu graças ao empenho e à dedicação feminina 

O ano era 2000, o local, uma pequena sala dentro de uma retífica de motores na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo e o espírito empreendedor era da microempresária Fátima Soares. Foi dentro desse contexto que nasceu a GOOP. Na época da inauguração, a empreendedora enxergou a possibilidade de oferecer peças que não estavam disponíveis no mercado automotivo brasileiro.

“Iniciei no mercado de reparação automotiva quando tinha 21 anos, em uma retífica de motores, onde trabalhei por 11 anos. Em 2000, comecei a atuar com a distribuição de peças para carros importados, que tinham acabado de entrar no Brasil (até 1996 as únicas fábricas presentes no nosso mercado eram FIAT, FORD, GM e VW). Era um nicho de mercado com muito potencial e que as empresas ainda não trabalhavam. Os desafios eram os mesmos de qualquer empreendedor”, explica Fátima.

A empresária conta que o primeiro passo foi justamente dado com essa necessidade de peças para reposição, que não eram encontradas no mercado automotivo brasileiro. “Nossa origem se deu na vontade de desbravar essa demanda que existia no mercado de autopeças, que precisava de uma empresa dedicada exclusivamente a esse segmento. Conseguimos transformar a nossa dor, de quando tínhamos a retífica, em uma solução para o mercado de reparação, atendendo às necessidades de grande parte da frota circulante do Brasil”, lembra a empresária.

Anos mais tarde, com o crescimento do mercado, a empresa passa por uma reformulação e uma reestruturação, passando então a distribuir a marca TAKAO, que é hoje a 2ª marca mais lembrada e mais consumida no mercado de reparação automotiva do Brasil e a única que atende a todos os componentes internos do motor, com mais de 23 mil itens e portfólio, que atende 95% dos motores nacionais e importados, de veículos da linha leve, pickups e vans.

“Podemos dizer que a história da GOOP se divide em três importantes etapas para chegarmos onde estamos hoje: a primeira foi quando decidimos encarar esse mercado de frente, trazendo a bagagem que tínhamos da época em que trabalhávamos com retífica de motores. A segunda etapa, dez anos depois, se deu com o surgimento da marca TAKAO e com nossa solidificação entre as maiores fornecedoras de autopeças para a frota circulante no Brasil. Agora estamos trabalhando na terceira etapa, para estar cada vez mais próximo ao aplicador, atendendo suas necessidades de maneira exclusiva, pontual e dinâmica”, afirma Fátima Soares.

A empresa está presente em 16 estados, com 19 Centros de Distribuição Regionais. Estima-se que mais de cinco milhões de veículos que rodam diariamente pelo Brasil, têm peças TAKAO, que tem em seu portfólio mais de 6,3 mil itens. O grupo investe em inovação e todos os anos lança no mercado de reposição, mais de 300 novos produtos. É por isso que a marca TAKAO recebeu a Medalha de Prata em pesquisa realizada junto aos aplicadores, no 13º Prêmio Sindirepa-SP – Os Melhores do Ano em 2022.

Outro destaque no ano de 2022, foi que a marca TAKAO, pelo quarto ano consecutivo, reduziu a taxa de retorno de seus produtos, batendo o índice de 0,21%, o menor número em sua história. Dos mais de 6.3 mil itens em todo portfólio, merecem destaque dentre as peças que tiveram os menores taxas de retorno em 2022, as camisas de cilindro, bomba d’água, válvulas e guias, que alcançaram índices de 0,03%, 0,03%, 0,02% e 0,01%, respectivamente. Outro ponto que também merece destaque em 2022, foi o crescimento na taxa de visitação técnica aos reparadores, que subiu mais de 40% em relação a 2021, chegando à marca de mais de 32 mil em 2022; são mais de 3 mil reparadores visitados mensalmente.

A GOOP, distribuidora da marca TAKAO, continua reforçando um de seus principais pilares estratégicos: ter em seu time pessoas felizes, gerando orgulho, conexão e vínculos com os valores da empresa, com o ‘olho no olho’ nas relações, o clima de família e camaradagem, a garra e a ousadia em lidar com as situações do dia a dia, a busca pela melhor performance e a preocupação em compartilhar conhecimento. E graças a esse clima, que no final de 2022, pelo terceiro ano consecutivo a GOOP recebeu o selo de reconhecimento na pesquisa do Great Place to Work – GPTW, como um Excelente Lugar para se Trabalhar, após levantamento feito com os colaboradores. O GPTW é uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados, por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação. A GOOP conquistou 86 pontos na pesquisa, acima dos 75 pontos, que é a média do mercado na América Latina. O que garantiu à empresa o tricampeonato de excelência no GPTW!

A GOOP, através da TAKAO, também investe na capacitação de pessoas. A parceria com o Senai, com o Curso Profissionalizante de Mecânica Automotiva, iniciado em 2022, com as turmas que já estão em andamento nas cidades de Curitiba-PR (Unidade Boqueirão, sendo duas turmas de 20 alunos cada, totalizando 40 alunos), Belo Horizonte-MG (Unidade do Horto, sendo uma turma com 25 alunos) e Goiânia-GO (Unidade Canaã, sendo uma turma com 21 alunos), que se formarão agora em março, abril e maio, terão continuidade em 2023 com a formação de novas turmas, através da abertura de novas unidades, em outras cidades do Brasil

A marca TAKAO também está presente no automobilismo brasileiro, com as parcerias com o piloto da Stock Car, Allam Khodair, que compete na categoria desde 2005, onde já conquistou nove vitórias, 35 pódios e 14 pole positions, e que atualmente defende a equipe Blau Motorsport, e com a Equipe SPL Drift, uma das pioneiras da modalidade no território nacional e que participa das principais competições do calendário nacional, com os pilotos Danilo Freitas e Roger Fujik.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes