O PONTEIRO DA GASOLINA GANHOU DO VELOCÍMETRO

Um dia, qualquer um dos anos 70, logo no início, Sérgio Aparecido (o Serginho), chegou perto de mim na Redação e disse: vem comigo devolver um carro lá na Chrysler, em São Bernardo do Campo? É rápido (não pensei que seria tanto). O carro do jornal já saiu e nos trará de volta.” O jornal é “A Tribuna”, centenário jornal santista, onde comecei minha vida profissional, ao lado do Serginho que, infelizmente, já nos deixou.

Claro que aceitei o convite. E lá fomos nós. O carro era maravilhoso, um Charger RT, vermelho, com detalhes em preto e um ronco embriagador, com seu motor de 215 CV, 42.9 NM, câmbio manual de 4 marchas, tração traseira. Dentro, bancos em couro, uma alavanca de câmbio cromada, como as rodas, presas por enormes roscas (?) que conferiam “poder” ao carro. Era maravilhoso e eu não via a hora de entrar e “voar” nele.

Antes de deixarmos Santos, Serginho parou em um posto na saída da saída e mandou o tradicional “encha o tanque”(coisa difícil nos dias de hoje), claro que acompanhado de um sempre gentil “por favor”, pois ele era um sujeito boa gente, adorado por todo mundo. Era gasolina mesmo, pois nem se falava em álcool naqueles tempos.

Tanque no gargalo, primeira engatada, os pneus cantaram no asfalto. Naquela época ainda não existia a Imigrantes, apenas a Anchieta, tanto para subir quanto para descer. E naquele tempo também não existia radares, apenas binóculos para uso dos policiais rodoviários flagrarem os abusos. E como abusou o Serginho, que conhecia todos os pontos de cronometragem, bem como os horários em que os representantes da lei ficavam na campana para multar os faltosos.

Então o Serginho usou e abusou da potência e torque do motor do RT, andando sempre no giro máximo, ultrapassando outros veículos como se fosse uma flecha. Foi quando eu, ainda que encantado por estar vivendo aquilo que sentia como se fosse uma aventura, percebi que o ponteiro do marcador de gasolina era mais rápido do que o do velocímetro.

A cada retomada de velocidade, sempre com o pé embaixo, o beberrão do motor do Charger RT fazia sua cobrança, acelerando o ponteiro do marcador.

-Serginho, acho que não vamos chegar, acho que a gasolina acaba antes.

– Que nada, chicolelis , não se preocupe, vai dar e sobrar,

E deu mais uma “estilingada”.

Já no planalto vi o ponteiro da gasolina passando da marca vermelha e o pé direito do Sérgio, pisando sem dó nem piedade do acelerador. Fechei os olhos e pedi aos Céus que nos protegessem (naquele tempo não tinha sistema de atendimento ao usuário e, até aparecer um socorro, demoraria demais) e que a “gasosa” fosse suficiente.

E foi, chegamos! Passamos pela portaria da Chrysler,  paramos na vaga de Imprensa e… pane seca. A gasolina acabou e o Serginho se gabou:

– Eu não disse que dava?

E voltamos para Santos na VW Brasília do jornal que, serra abaixo, não gastou nem um quarto de tanque, com o comedido Nilson, que também já nos deixou,  ao volante.

O Serginho? Bem, como monotonia não era coisa com ele, viajou dormindo, deitado no banco traseiro.

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