O que revisrar no carro antes de cair na estrada

Especialista lista cinco principais itens para não ficar parado na estrada durante o feriado

Se você é daqueles que vai aproveitar os próximos feriados de Tiradentes e 1° de maio para viajar, é importante ficar atento à revisão do automóvel antes de pegar a estrada e, assim, evitar acidentes e multas.

Pensando nisso, a AutoZone preparou a campanha Revisão Preventiva. Até o final do mês de abril, os proprietários dos automóveis poderão contar com uma série de serviços gratuitos em todas as unidades da AutoZone, como teste, recarga e troca de bateria, troca de palheta, troca de óleo e scanner de motor. Além disso, as lojas irão reunir diversos descontos em itens para manutenção preventiva antes dos feriados prolongados.

A seguir, o Diretor de Merchandise da AutoZone Brasil, Tiago Reichert, listou cinco itens essenciais para os condutores revisarem antes de viajar com a família:

Pneus e estepe

Um dos principais itens para fazer um checklist antes de viajar são os pneus e estepes. É importante saber que rodar com pneus carecas é infração grave e a multa prevista é de 5 pontos na CNH. Verifique se os seus pneus estão em condições de rodagem, calibre e pressão e se eles já estão no TWI (indicador de desgaste do piso/banda de rodagem). O mesmo vale para o estepe.

Faróis e lanternas

Outro item básico que exige atenção é o sistema de iluminação e de sinalização do automóvel. Faróis desregulados, com defeitos ou lâmpadas queimadas rendem uma infração média, com 4 pontos na carteira. Lâmpada queimada pode causar multas e acidentes de trânsito por falta de sinalização e falta de visibilidade na estrada para você e demais motoristas.

Limpador de para-brisa

Limpador de para-brisa é item de segurança, seu mau estado prejudica a visibilidade do motorista em dia de chuva. A prática é considerada uma infração grave e rende multa de mais de 5 pontos na habilitação. É importante também verificar o estado das palhetas traseiras para uma possível chuva não atrapalhar a visão do motorista. Aditivos, limpa para-brisa, antiembaçantes e cristalizadores de vidro ajudam muito a melhorar a visibilidade.

Lubrificantes

Quando não há óleo suficiente ou se passou o prazo de troca do óleo, pode ocorrer ineficiência ou falta de lubrificação, aumentando o desgaste e a temperatura do motor, ou seja, elas podem superaquecer e fundir. Fique atento à luz no painel e, para que isso não ocorra, verifique as trocas periódicas de óleo e filtro de óleo. Mesmo com o óleo em dia, sempre verifique o nível de óleo na vareta do motor, pois pode haver necessidade de apenas completar. Trechos de serra exigem muita lubrificação dos componentes mecânicos. Além disso, o motorista deve estar atento a vazamentos, pois transitar com o veículo derramando óleo (como óleo de motor ou câmbio) rende 7 pontos na carteira e é considerado gravíssimo. Verifique a aplicação de óleo do seu motor, elas podem variar entre 5.000, 7.000 ou 10.000Km ou seis meses, o que vier primeiro.

Itens de Segurança obrigatórios (Macaco, chave de roda, extintor de incêndio, triângulo..) 

Além de reforçar a segurança do motorista, dos passageiros e dos demais usuários das vias públicas, a falta ou falha deles é considerado infração grave. Faça um checklist dos itens antes pegar a estrada. Uma boa dica é fazer um teste no macaco e verificar seu funcionamento para não ser pego de surpresa.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes