Você conhece tudo sobre pneus? Bridgestone lista algumas curiosidades
Equipamento fundamental para o bom desempenho do veículo, nem sempre conhecemos bem, como usuários, o pneu. Pensando nisso, a Bridgestone compartilha a seguir dez curiosidades sobre a produção e funcionalidade dos pneumáticos.
- Por que são feitos de borracha?
Esta matéria prima, proveniente das árvores seringueiras, suporta o desgaste do dia a dia, ao mesmo tempo em que oferece um alto nível de aderência, mesmo quando o piso se encontra molhado,
Desde 2015, a Bridgestone também utiliza matéria prima alternativa para desenvolver pneus a base de guaiúle, um arbusto que cresce nas regiões áridas do México e no sul dos Estados Unidos.
- Por que são pretos?
Durante a fabricação, é utilizado um composto especial chamado negro de fumo que, além de contribuir para a resistência da borracha ao desgaste, é responsável pela coloração preta do pneu, como conhecemos hoje. Vale lembrar que os pneumáticos já foram brancos – a cor natural da borracha.
- Por que apresentam diferentes desenhos na banda de rodagem?
Os sulcos ou ranhuras que a banda de rodagem apresenta são um importante fator para garantir o excelente desempenho do pneu. Eles são desenhados para melhorar a tração, prevenir derrapes e drenar a água durante a condução em superfícies molhadas.
- Do que são feitos?
No processo da fabricação do pneu, é utilizado principalmente:
- Óleo: atua como complemento para juntar a mistura dos compostos.
- Aço: Forma parte da construção dos talões, que ajudam a promover estabilidade e rigidez à banda de rodagem, assim como prevenir furos e danos.
- Antioxidante: Protege o pneu do envelhecimento por ozônio, calor ou flexão excessiva.
- Enxofre: Ajuda a unir as moléculas de borracha durante o processo de vulcanização, contribuindo para a durabilidade do pneu
- Borracha natural: Proporciona ao pneu ótima resistência aos rasgos e baixa geração de calor.
- Borracha sintética: Garante melhor tração e boa resistência ao desgaste. Algumas também apresentam baixa geração de calor.
- Negro de fumo: Aumenta a resistência ao desgaste da borracha e protege o pneu dos raios ultravioleta.
- Poliéster e rayon: Proporcionam elasticidade para suportar cargas pesadas e trazer conforto na condução, por sua alta resistência ao contato.
- Sílica: Melhora o desempenho sobre superfícies molhadas, diminui a resistência ao rolamento e, em consequência, contribui para a eficiência no consumo de combustível
- Como ler as especificações?
A medida do pneu é composta de uma série de números que indicam sua largura em milímetros, seguido da altura, o tipo de construção do pneu, seja radial ou diagonal, e o diâmetro do aro, em polegadas. Por exemplo 195/60R15 representa um pneu de 195 milímetros de largura, 60 de altura, construção Radial (R) e 15 polegadas de diâmetro de aro.
- Qual o tamanho da área que toca o piso?
O pneu é a única parte do veículo que toca o solo. No caso de carros de passeio e SUVs, essa área é de cerca de um palmo.
- Qual a relação do pneu com consumo de combustível?
Utilizar pneus apropriados, em bom estado e com a pressão correta de calibragem, reduz a resistência ao rolamento durante a condução, o que se traduz em um uma economia de energia e, portanto, de combustível. Em caso de má uso, o consumo de combustível aumenta, o tempo de vida útil do pneu é reduzido e a probabilidade de desgastes irregulares é mais alta.
- Quando a Bridgestone fabricou o seu primeiro pneu?
Em 9 de abril de 1930, desenvolvido pela divisão de pneus da empresa japonesa de meias Tabi. Isso ocorreu quase um ano antes do fundador Shojiro Ishibashi separar a divisão para criar a Bridgestone Tire Co. Ltd, em 1 de março de 1931.
- Quanto mede o maior pneu do mundo?
O maior pneu do mundo, fabricado pela Bridgestone no Japão, tem 4.02 metros de altura, 1.47 metros de largura e pesa 5.75 toneladas.
- Qual o futuro dos pneus?
A Bridgestone investe continuamente em inovação, desenvolvendo soluções para a mobilidade em diversas áreas. Um exemplo é o pneu que será utilizado pela Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA) em sua missão à Lua, ou os pneus de tecnologia sem ar, que evitam o temido pneu furado.