O que você precisa saber sobre o compressor do ar-condicionado do carro

Especialista sugere algumas dicas que podem ajudar os motoristas a entender o funcionamento do componente e alguns aspectos sobre a manutenção

Fortes ondas de calor assolam o País! Nada melhor do que manter o ar-condicionado do carro em dia! E quem é o “coração” do ar-condicionado? Quem falou compressor, acertou!Este ítem essencial é um dos componentes que merece a atenção dos motoristas. Neste quesito, Pedro Valêncio, Técnico de Suporte ao Cliente da Delphi,  preparou algumas dicas técnicas que podem auxiliar o condutor.

Ele tem a função de proporcionar o equilíbrio térmico do automóvel, ou seja, mover e comprimir o líquido refrigerante, fluido necessário para o processo de resfriamento e aquecimento do ciclo de refrigeração do carro. “Dessa forma, a pressão do ar-condicionado poderá ser aumentada e a troca de temperaturas acontecerá nos momentos adequados, proporcionando um maior conforto térmico para os passageiros”, afirma Pedro. “Um problema no compressor pode comprometer todo o processo de refrigeração do veículo”, acrescenta.

Apesar do compressor ser o centro do ar-condicionado, ele não trabalha sozinho. Valêncio explica que o item precisa que todas as peças ligadas a ele estejam bem dimensionadas. Algumas delas são: o condensador, os filtros, os dispositivos de expansão e o evaporador com as mangueiras bem direcionadas.

Manutenção do sistema de ar-condicionado

De acordo com o profissional, para realizar a manutenção eficiente do sistema, é necessário ter equipamentos adequados. “Alguns equipamentos importantes são: máquina recicladora, manômetro, bomba de vácuo, multímetro, termômetro e o cilindro de nitrogênio”, diz.

Alguns problemas comuns são de fácil identificação. “Um compressor contaminado é causado pela limpeza ruim no sistema, podendo ter o filtro saturado e o óleo contaminado”, pontua Valêncio. “Já as placas quebradas provavelmente são causadas pela sucção através da linha baixa de pressão”, analisa.

Caso ocorra um superaquecimento no sistema, a bobina magnética será derretida. “Isso pode ser provocado por um condensador sujo, filtro saturado ou até excesso de fluido refrigerante”, conclui.

Para garantir que o compressor tenha um bom rendimento, é obrigatória a troca dos condensadores e filtros. A limpeza do condensador não é o suficiente, pois as sujeiras ficam impregnadas e, ao esquentá-las, elas se soltam e contaminam totalmente o compressor.

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