Esse problema pode acontecer quando ocorre adulteração da regulagem do parafuso do servo freio que vem ajustado de fábrica
Entre os vários problemas que podem ocorrer com pedal do freio, a perda da eficiência de frenagem pode significar que o servo freio sofreu alteração na regulagem do parafuso da haste de saída, responsável por acionar o cilindro mestre, o qual vem ajustado quando sai de fábrica.
“Se ocorrer alguma alteração, prejudicando o seu funcionamento acaba refletindo em outras partes do sistema de freio, uma vez que o servo freio tem a função de “amplificar” a força exercida pelo pedal por meio do diferencial de pressão e também proporciona a frenagem com maior conforto”, explica Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Outro ponto importante que o profissional destaca é a necessidade de o servo freio estar bem conectado ao cilindro mestre para que o seu funcionamento seja eficiente e não apresente falhas. “Quando é feita a manutenção, é necessário certificar que a haste do servo freio se encaixou perfeitamente no pistão primário do cilindro mestre, pois é somente após essa verificação que o mesmo deve ser parafusado. Isso também evita a quebra dos componentes internos do servo freio”, afirma.
Além destas dicas sobre a relação do funcionamento do pedal com o servo freio, para manter todo o sistema em boas condições, é necessário fazer uma revisão para verificar todos os componentes, como pastilhas, discos, tambor, sapatas, entre outros, tanto da parte da frente, como de trás.