Piquet Jr l conquista top-4 no Lamborghini Super Trofeo

Brasileiro teve azar e viu a vitória escapar após bandeira vermelha durante a janela de pit stops na segunda prova

Neste domingo, dia 7 de agosto, Piquet Jr encerrou a etapa de Road America do Lamborghini Super Trofeo mostrando que conhece muito bem a pista situada em Wiscosin.

O embaixador da Motul vinha em segundo lugar na primeira prova e acabou em quarto após erro da equipe na janela de pit stops. Na segunda prova Piquet liderava quando uma bandeira vermelha o impediu de fazer o pit stop obrigatório. O piloto ainda abriu 10 segundos de vantagem para o segundo colocado na relargada, cruzou a linha de chegada em primeiro, mas foi punido e terminou em 22º lugar.

Na corrida 1 o brasileiro partiu do segundo lugar do grid, na largada Piquet Jr evitou um incidente na curva um e era o terceiro colocado. Na metade do segundo giro o safety car foi acionado para a retirada de dois carros batidos.

A participação do carro de segurança foi longa, foram 29 minutos sob bandeira amarela devido ao vazamento de óleo de um dos carros. Na relargada Piquet manteve sua posição.

Na volta nove o brasileiro entrou nos boxes para o pit stop obrigatório, neste momento faltavam 18 minutos para o término da corrida. Durante a parada a equipe ANSA Motorsport perdeu muito tempo e Piquet era o 6º após o fechamento da janela de pit stop.

Duas voltas mais tarde o safety car novamente entrou na pista e a prova foi encerrada sob bandeira amarela, com Piquet na sexta colocação.

Na segunda prova, partindo do quarto lugar, Piquet Jr viu a bandeira amarela sendo agitada antes mesmo antes da largada após problemas em um carro no pelotão de trás. No giro seguinte a bandeira verde foi agitada e Nelsinho Piquet superou um concorrente na primeira curva.

Ainda na segunda volta o brasileiro assumiu a segunda colocação aproveitando-se da briga dos dois primeiros colocados. Na sequência Piquet se manteve próximo do líder, a diferença era de menos de um segundo.

Na quinta volta o safety car foi acionado após escapada de um concorrente que ficou atolado na caixa de brita. Dois giros depois aconteceu a relargada, Piquet Jr manteve o segundo lugar e não se envolveu em nenhum incidente, neste momento a janela de paradas obrigatórias foi aberta.

Nelsinho Piquet assumiu a liderança durante a janela e postergava a parada em busca do undercut. Na oitava volta a chuva começou a cair e seis carros escaparam da pista.

Neste momento Piquet Jr conseguiu a vantagem que precisava e seguia para realizar a parada obrigatória quando a bandeira vermelha foi agitada, paralisando a corrida.

A coincidência da bandeira vermelha com a parada de brasileiro foi um grande azar e fez Piquet perder toda a vantagem adquirida. Com a pista molhada as equipes foram autorizadas a colocar pneus de chuva nos boxes.

Na relargada Piquet manteve a ponta, mas precisava fazer o pit stop obrigatório. A equipe ANSA Motorsport e Piquet Jr que foram totalmente prejudicados com a situação decidiram continuar na prova sem realizar a parada nos boxes para ver o ritmo do bólido #30, já que uma parada os colocaria nas últimas colocações.

O brasileiro era o mais rápido da pista e abriu 10 segundos nas dez voltas finais em condições iguais a dos seus concorrentes, na chuva.

Após 50 minutos de prova Piquet cruzou a linha de chegada em primeiro. Após punição o piloto foi caiu para o 22º lugar.

O próximo compromisso do piloto acontece nos dias 13 e 14 de agosto, pela etapa de Termas de Río Hondo da Porsche Endurance Series.

“Resultado na pista foi o P1, mas fomos punidos por causa da parada nos boxes. Para contextualizar, aqui temos uma janela de parada nos boxes, o líder da prova parou na primeira volta da janela e eu optei por fazer duas voltas rápidas para assumir a liderança após a minha parada.  Infelizmente a prova foi paralisada porque começou a chover e alguns carros bateram, com isso os boxes foram fechados e eu não pude entrar, além de perder toda a vantagem conquistada. Na relargada quase todos haviam feito o pit stop e eu iria cair para as últimas colocações, então resolvemos tomar a punição e seguir na corrida para poder ver nosso pace em relação aos outros pilotos. Eu estava bem rápido e na chuva abri quase 10 segundos nas últimas dez voltas. Foi um azar a situação da bandeira, coisa de corrida. Agora vou focar na etapa da Porsche Endurance e seguir para a Argentina.”, finalizou Nelsinho.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes