De carro elétrico ou 4×4, Nelsinho Piquet tem muito o que acelerar nesta semana. Entre quarta-feira e sábado, o brasiliense disputa duas provas com um oceano entre elas. A jornada começa com a etapa final do Red Bull Global Rallycross Championship em Las Vegas, de onde o campeão mundial da Fórmula E parte diretamente para Putrajaya, palco da segunda etapa da temporada 2 dos carros elétricos, a quase 15 mil quilômetros de distância.
Terceiro em pontos na tabela de classificação do rallycross empatado com o sueco Sebastian Eriksson, Nelsinho não tem mais chance de título –que será decidido entre os carros da Andretti, com Scott Speed e Tanner Foust.
Mas, depois de vencer pela primeira vez no GRC em Washington e do pódio conquistado em Barbados na última etapa, tem como objetivo encerrar o campeonato melhor que o quarto lugar de 2014 e como o primeiro Ford na tabela de pontos.
“A pista é bem grande e me agradou. Acho que temos chance de ganhar aqui se os Volks não tiverem com vantagens enormes. De todo modo, espero lutar ao menos pelo pódio para finalizar a temporada do jeito que começamos em Fort Lauderdale”, diz o piloto do Ford Fiesta ST #07 da SHR Rallycross.
“Saio quarta à noite, para chegar à Malásia algumas horas antes do primeiro treino. Do ponto de vista da logística vai ser um pouco complicado, mas preciso tentar ser o Ford número 1 aqui em Las Vegas”, completou Nelsinho, que já venceu corrida de Nascar na cidade com direito a ultrapassagem na última volta.
O traçado para a etapa final do GRC em Las Vegas tem modificações em relação aos dois últimos anos, com a pista mais longa. A volta completa tem 1,3 km, com o “joker lap” (atalho, de uso obrigatório em uma volta de cada bateria) evitando o salto. O evento tem o formato tradicional do GRC, com duas preliminares, as semifinais, repescagem e a finalíssima com 10 carros. A final está prevista para 2h da madrugada de quinta (pelo horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo para o Brasil pelo Red Bull TV: www.redbull.tv
GRC – Classificação:
- Scott Speed 412 pontos
- Tanner Foust 37
- Nelson Piquet Jr 351
- Sebastian Eriksson 351
- Ken Block 338
- Patrik Sandell 326
- Steve Arpin 318
- Joni Wiman 316
- Austin Dyne 255
- Brian Deegan 195