Pirelli se encaixa na mais poderosa e tecnologicamente avançada Ducati de produção com pneus DiabloTM Supercorsa SP nas medidas 120/70ZR17 e 200/60ZR17, especialmente desenvolvidos para gerenciar o alto nível de desempenho alcançada pela Supperlegera V4
Os engenheiros da Pirelli desenvolveram uma versão especial e personalizada do DIABLOTM SUPERCORSA SP para alcançar a meta de desempenho desafiadora exigida pela mais poderosa e tecnologicamente avançada Ducati de produção de todos os tempos. Este pneu é capaz de gerenciar o desempenho extraordinário da Superleggera V4 e aproveitar ao máximo a carga aerodinâmica significativa gerada pelas asas, o que caracteriza muito o design agressivo da motocicleta.
A Ducati Superleggera V4 é a única moto permitida para andar nas ruas do mundo com quadro, subestrutura, braço oscilante e rodas, ou seja, toda a estrutura de suporte de carga do chassi, feita inteiramente de fibra de carbono. O motor de 90° V4 é capaz de fornecer até 234 hp, e o menor peso possível de 152 kg destaca uma impressionante relação peso/potência de 1,54 CV / kg. Outro aspecto importante é o da aerodinâmica: graças às asas e a outros componentes de fibra de carbono, a motocicleta é capaz de garantir até 50 kg de força descendente, permitindo melhor estabilidade e aceleração.
Como parceira técnica e fornecedora exclusiva de pneus, a Pirelli trabalhou em estreita colaboração com a Ducati durante o desenvolvimento da Superleggera V4 e teve que fazer algumas escolhas técnicas radicais para criar um pneu altamente inovador para atender a desafiadora meta de desempenho estabelecida pela fabricante. Essa situação já havia acontecido anteriormente, por exemplo, com a primeira Panigale V4 para o qual a Pirelli desenvolveu DIABLOTM SUPERCORSA SP V3 na primeira dimensão para uso na rua de 200/60ZR17.
O atual DIABLO™ SUPERCORSA SP pertence à terceira geração da popular réplica de pneu de corrida e foi desenvolvido também graças ao constante compromisso e experiência da Pirelli nas competições, em particular como fornecedor único e oficial do Campeonato Mundial de Superbike da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) desde 2004.
O pneu dianteiro é de composto único, uma solução que permite aquecimento rápido e aderência constante em qualquer situação. O traseiro é de composto duplo e usa um composto de corrida desenvolvido no Campeonato Mundial de Superbike na região dos ombros. Os flancos são levemente arredondados como resultado do trabalho de reprojeto total realizado na estrutura dos pneus, com o objetivo de gerenciar o desempenho que a Superleggera V4 é capaz de entregar. Finalmente, os flancos possuem identificação visual em edição colorida, com as marcas Pirelli e Diablo em vermelho.
Ao longo dos anos, o DIABLO™ SUPERCORSA SP estabeleceu um novo ponto de referência para réplicas de pneus de corrida e, graças às suas características inovadoras, foi escolhido pela Ducati como o equipamento original da nova Superleggera V4, assim como de muitos outros fabricantes de motocicletas em todo o mundo que recorreram à Pirelli para equipar seus principais modelos mais recentes.