Pirelli renova contrato com Stock Car e segue como patrocinadora e fornecedora até de pneus até 2026

Pneus serão integralmente fabricados na planta de Izmit, na Turquia, a mesma das principais competições de GT do mundo

A Pirelli acaba de renovar o contrato de fornecimento de pneus e patrocínio com a Stock Car Pro Series. O novo acordo tem duração de cinco anos e se estenderá de 2022 até 2026. Fernando Julianelli, o CEO da Vicar, esteve recentemente na sede da Pirelli em Milão para um encontro com Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente sênior Prestige e Motorsport da Pirelli. Com os laços cada vez mais estreitos, a parceria entre a empresa italiana e a maior categoria do automobilismo brasileiro entra em uma nova fase.

A partir da temporada de 2022, todos os pneus que estarão nos carros da Stock Car Pro Series serão fabricados na planta de Izmit, na Turquia, local de fabricação dos pneus para as principias competições de GT do mundo, além de ser a planta de backup da Fórmula 1. Anteriormente, essa fabricação ficava dividida com a planta de Slatina, na Romênia. A medida dos pneus é: 305/660-18.

Outra grande novidade foi a inserção desse mesmo pneu na categoria de acesso, a Stock Series, que até 2021 era denominada Stock Light. Com uma nova carenagem, ela agora se aproxima ainda mais da Stock Car Pro Series, passando a utilizar o mesmo produto presente em todos os carros da categoria principal. O pneu que a categoria usava até 2021 era um 285/645-18.

“Estamos muito felizes em poder anunciar que a Pirelli continua ao lado da Vicar e da Stock Car por mais cinco temporadas. No começo da categoria, em 1979, já estávamos juntos, e no futuro não será diferente. A Stock Car é extremamente competitiva, e temos muito orgulho de sermos uma peça fundamental nessa engrenagem que mantém o equilíbrio técnico há tantos anos. Agora, utilizando os mesmos pneus da Stock Car Pro Series na Stock Series, os pilotos que almejam subir de categoria já chegarão à divisão principal com um know how muito maior, tendo em vista a experiência de pilotar um carro com o mesmo pneu já na categoria de acesso”, disse Fabio Magliano, gerente de produtos car e motorsport da Pirelli para a América Latina.

“Esse acordo dá continuidade a um relacionamento não apenas histórico, mas também fundamental para a Stock Car”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “É muito importante para um campeonato de nível técnico extremamente elevado como o nosso poder contar com um parceiro como a Pirelli, uma líder do setor não apenas em se tratando de mercado mas também quando se fala em tecnologia. É um dos fatores que nos ajuda a manter nossos índices de competividade, com mais de 25 carros em menos de meio segundo. Além disso, a Pirelli não somente vende pneus para a categoria. Ela nos dá um suporte técnico em todos os nossos eventos e, além disso, participa do desenvolvimento e aprimoramento dos pneus da categoria. Estamos muito felizes com essa renovação”, concluiu o CEO da Vicar.

A Fórmula 4 Brasil, chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), é outra grande novidade para o motorsport nacional. Assim como ocorre com as outras F4 pelo mundo, os pneus também serão fornecidos pela Pirelli. A categoria servirá como porta de entrada para as principais competições de monopostos do mundo, como a F3 e F2, tendo como objetivo final a Fórmula 1. Todas essas categorias citadas têm a Pirelli como fornecedora exclusiva de pneus.

O Circuito Panamericano, maior complexo multipistas da América Latina e verdadeiro laboratório a céu aberto da Pirelli, será o palco dos primeiros testes dos novos carros da Fórmula 4 Brasil, que irão acelerar na pista situada em Elias Fausto ao longo do ano. Além disso, há mais dois testes planejados para este ano com esses novos monopostos na pista da Pirelli no interior de São Paulo.

Após uma decisão emocionante em dezembro do ano passado, que culminou com a coroação de um novo campeão, a temporada de 2022 da Stock Car Pro Series já tem data para começar: 13 de fevereiro. Novamente, o palco será o tradicionalíssimo Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), com a “Corrida de Duplas”. Muitos pilotos já anunciaram seus parceiros para a disputa, e a expectativa para a primeira largada do ano está cada vez maior entre todos os fãs da categoria.

Interlagos é uma conhecida pista de sentido anti-horário, portanto os carros apoiam bastante no lado direito, o que faz com o pneu traseiro direito seja o mais exigido. “Em Interlagos temos sempre que considerar a questão climática, que pode ser um fator agravante quanto ao desgaste dos pneus. Por isso, é fundamental que todos os pilotos e equipes respeitam as indicações de cambagem e calibragem feitas pela Pirelli”, acrescentou Magliano.

A Stock Series, antiga Stock Light, por sua vez, começa o ano de competições na cidade de Goiânia (GO), em 20 de março, utilizando o veloz anel externo do autódromo da capital de Goiás. Ela seguirá como fundamental categoria de acesso à divisão principal, com o campeão Felipe Baptista tendo subido para Stock Car Pro Series após levar a taça na temporada de 2021. Já a data prevista para o início da Fórmula 4 Brasil é 15 de maio, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP).

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