Inspirado no ProPILOT, inovador sistema avançado de assistência ao motorista, robô utiliza tecnologia de condução autônoma para criar campos de futebol em áreas livres
Um destaque no gramado de Kiev, mas não era uma jogador. A Nissan revelou um robô autônomo que pode desenhar campos de futebol em áreas livres, durante a Final da UEFA Champions League 2018, em Kiev.
Batizado de Pitch-R, o robô é inspirado no ProPILOT, sistema avançado de assistência ao motorista da Nissan. O ProPILOT está disponível no novo Nissan LEAF, veículo 100% elétrico da marca, e no Nissan Qashqai, crossover campeão de vendas da marca na Europa. O sistema é um dos principais componentes da Mobilidade Inteligente da Nissan, a visão da empresa para mudar a forma como os carros são conduzidos, propulsionados e integrados à sociedade.
O robô Pitch-R apresenta um sistema formado por quatro câmeras, rastreamento de localização via GPS e sistemas para evitar a colisão. Ele pode desenhar linhas brancas sobre grama, asfalto ou cascalho, utilizando tinta solúvel ecológica.
O Pitch-R é movido a bateria recarregável. Quando ativado, o robô se move de forma autônoma para analisar o entorno em tempo real e escanear rapidamente a área e encontrar um local adequado. As superfícies irregulares não são um problema para o Pitch-R, pois ele é capaz de navegar em torno de obstáculos.
O Pitch-R pode criar campos para partidas entre times de cinco, sete ou onze jogadores. Todo o processo não leva mais de 20 minutos.
O resultado é um campo de futebol perfeito de nível profissional, digno de uma inspeção da UEFA caso fosse sediar uma partida entre o Liverpool F.C e o Real Madrid C.F. Ele também é ideal para amadores que querem exibir suas habilidades no fim de semana ou depois do trabalho. A Nissan criou o Pitch-R para empolgar e envolver os fãs do futebol de base. O robô é o primeiro de uma série de protótipos avançados desenvolvidos com as tecnologias da Mobilidade Inteligente da Nissan. A empresa tem planos de mostrar novas tecnologias como essas na próxima temporada da UEFA Champions League.
“A UEFA Champions League é um torneio onde se enfrentam os melhores jogadores de futebol do planeta,” comentou Roel De Vries, vice-presidente corporativo e diretor mundial de Marketing e Estratégia de Marca da Nissan. “Mas todos esses astros começaram como qualquer outra criança – utilizando pedaços de madeira como trave do gol e giz para marcar as linhas, em qualquer área livre onde puderam praticar o esporte que amam”.
“É exatamente esta paixão que levou nossa equipe de design e engenharia a criar o Pitch-R. Este robô apresenta o melhor da tecnologia da Nissan em uma inovação, que pode beneficiar o futebol de base, empolgar e envolver os jovens torcedores”, disse Jean-Pierre Diernaz, vice-presidente de marketing da Nissan Europa.