Amortecedores e molas danificados podem gerar desgaste prematuro dos pneus
Os pneus do veículo estão entre os itens fundamentais para garantir a segurança no trânsito. “Os pneus têm funções relevantes para a boa dirigibilidade do veículo, suportam as cargas e a força em curvas, geram tração e drenam a água para evitar deslizamentos, por isso os motoristas devem estar sempre atentos às condições de uso para garantir segurança do veículo”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
O sistema de suspensão, formado por um conjunto de peças, incluindo amortecedores e molas, precisa estar em bom funcionamento, pois também interfere na vida útil dos pneus. “Quando amortecedores e molas estão comprometidos, podem provocar desgaste escamado do pneu, já que a roda constantemente impacta o solo com maior intensidade”, alerta.
Outro fator que prejudica é a falta de rodízio dos pneus, pois pode causar desgaste irregular. A recomendação é fazer o rodízio de acordo com o recomendado no manual do veículo, realizando sempre alinhamento na ocasião. “A falta de alinhamento pode provocar desgaste de um único lado do pneu”, comenta.
O coordenador de Assistência Técnica da Nakata ressalta também que a calibração inadequada, ou seja, acima ou abaixo do recomendado também afeta o pneu, causando desgaste central ou nos ombros (lateral).