Pneus: entenda sua importância para a segurança do caminhão

Os pneus de carga demandam atenção desde o momento em que são montados nas rodas para entrar em operação até o seu descarte final

Respeito e responsabilidade são atitudes que estão no centro da campanha Maio Amarelo deste ano. O respeito aos que dividem as estradas e ruas com você e a responsabilidade ao dirigir estão diretamente ligados à segurança, uma prioridade total para a Continental.

Os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde apontam que, em 2019, o trânsito foi responsável por 31.945 mortes. Embora seja um número expressivo, ele representa o patamar mais baixo desde 2001. Portanto, é hora de cada um acelerar no reconhecimento da importância de sua participação para que esta estatística recue cada vez mais.

E pneu é um componente que tem um papel crucial nesta questão, pois ele é o único elemento que faz o contato do veículo com o solo. “Os pneus de veículos comerciais são peças sofisticadas de engenharia, que suportam pesadas cargas e são submetidas a esforços gigantescos. São calibrados com pressões altíssimas, da ordem de 120 PSI, o que faz com que a perda súbita de pressão signifique a liberação de grandes quantidades de energia, algo potencialmente fatal”, analisa Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus.

Por isso, pegando carona na mensagem do Maio Amarelo, é fundamental ter sempre em mente que os pneus de carga demandam atenção desde o momento em que são montados nas rodas para entrar em operação até o seu descarte final. Confira algumas dicas e alertas importantes:

Durante a montagem: a primeira montagem de um pneu novo na roda é um momento crítico. Pneus com erros de montagem podem ser danificados e oferecer riscos a quem os monta e a quem os usa. Garanta que haja lubrificação adequada, que a roda não tenha danos ou ferrugem, que o pneu fique corretamente assentado à roda (utilize a marcação da lateral como referência) e que seja feito o balanceamento. Em caso de rodados duplos, utilize o prolongador no pneu interno. Importante: encher o pneu sem gaiola e mangueira longa, nem pensar!

Durante a instalação no veículo: garanta que roda seja corretamente assentada nos cubos. Aperte as porcas das rodas com o equipamento adequado e utilize as setas plásticas nas porcas. Elas indicarão caso alguma porca se solte. O alinhamento do cavalo e da carreta é essencial.

Durante a operação: pressão é o nome do jogo. Ela precisa ser ajustada de acordo com a carga que veículo está (ou não) transportando. Faça rodízios e revisões periódicas para avaliar as condições dos pneus e, em casos suspeitos, esvazie imediatamente o pneu e leve-o para análise.

Durante as reformas: procure recapadoras sérias e chanceladas pelo INMETRO. Não utilize carcaças condenadas e preze pela qualidade dos reparos.

Ao final da vida: segurança ambiental também é importante! O descarte dos pneus devem ser feito em uma oficina que destine seus pneus inservíveis para um Ecoponto da Reciclanip.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes