Cellforce Group GmbH: joint venture entre Porsche e Customcells
A mais recente etapa da investida elétrica: Porsche está investindo um alto montante na nova empresa Cellforce Group GmbH. Dessa forma, a fabricante de carros esportivos está ampliando seu papel de liderança tecnológica no campo da mobilidade elétrica. A Porsche e a parceira de joint venture Customcells anunciaram hoje o lançamento da produção de células de bateria de alto desempenho no Centro de Desenvolvimento de Weissach.
“A célula de bateria é a câmara de combustão do futuro. Como uma nova subsidiária da Porsche, a Cellforce Group será fundamental para impulsionar a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e as vendas de células de bateria de alto desempenho,” diz Oliver Blume, Presidente do Conselho Executivo da Porsche. “Esta joint venture nos permite nos posicionar à frente, na corrida mundial, pelo desenvolvimento da célula de bateria mais potente e torná-la o elo entre a experiência de direção inconfundível da Porsche e a sustentabilidade. É assim que moldamos o futuro do carro esportivo.”
No nível político, Winfried Kretschmann, Ministro-Presidente de Baden-Württemberg, Thomas Bareiß, Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal da Economia e Energia e Boris Palmer, Prefeito da Cidade de Tübingen, acompanharam o início oficial da fundação da empresa. Da parte das empresas envolvidas, Oliver Blume, CEO da Porsche AG, Michael Steiner, Membro do Conselho de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, e também Leopold König e Torge Thönnessen, diretores da Customcells Itzehoe GmbH, estiveram no local. O novo empreendimento, no qual a Porsche tem uma participação majoritária de 83,75 por cento, tem sua sede em Tübingen. A cidade universitária também está na lista para a localização da fábrica de baterias, que deve ser situada nas proximidades do centro de pesquisa e desenvolvimento em Weissach e da sede da Porsche AG em Stuttgart-Zuffenhausen. O número de funcionários deverá aumentar, de uma força de trabalho inicial de 13, disponibilizados em conjunto pelas duas empresas, para 80 até 2025. A República Federal da Alemanha e o estado de Baden-Württemberg estão financiando o projeto com cerca de 60 milhões de euros.
“Fundamos a Customcells com o objetivo de desenvolver células de bateria específicas para o cliente, destinadas às aplicações mais exigentes, e isso é exatamente o que somos capazes de realizar agora em conjunto com a Porsche. A meta de produção planejada para a planta é atingir uma capacidade anual mínima de 100 MWh. Isso é equivalente a baterias de alto desempenho para 1.000 veículos,” de acordo com Torge Thönnessen, CEO da Customcells. “Não estamos apenas contribuindo com nosso conhecimento em tecnologia e produção de células em nossa parceria com a Porsche, mas também com agilidade, força inovadora e habilidades individuais de resolução de problemas,” diz Leopold König, CEO da Customcells.
O Ministro-Presidente, Winfried Kretschmann diz: “Com a fundação da Cellforce no dia de hoje, a Porsche e a Customcells estão enviando um recado importante: a eletrificação é um dos pilares centrais da transição de energia e transporte e as tecnologias modernas de armazenamento são uma tecnologia-chave do futuro. Quem quer que domine essas tecnologias de armazenamento garante prosperidade e empregos. Baden-Württemberg reúne todas as partes essenciais da cadeia de valor, desde componentes individuais de alta tecnologia e tecnologia de produção para a fabricação de baterias até sistemas de baterias e reciclagem. Estamos trabalhando para expandir isso ainda mais, e entre outras coisas, estamos trabalhando no diálogo estratégico da Indústria Automotiva BW.”
O Secretário de Estado Parlamentar do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e de Energia, Thomas Bareiß, afirma: “Estou muito satisfeito que a fundação da joint venture Cellforce Group tenha dado um passo decisivo neste ambicioso projeto de baterias. O projeto é um excelente exemplo do que queríamos alcançar com a iniciativa de produção de células de bateria do IPCEI. Temos a honra de que nós, como Ministério Federal para Assuntos Econômicos e de Energia, possamos contribuir para iniciar a produção de outra célula de bateria na Alemanha. Baden-Württemberg está se tornando cada vez mais um “hotspot” das baterias, assegurando assim trabalhadores qualificados em um local altamente inovador. Desejo a todos os colaboradores da empresa tudo de bom.”
Declaração do Prefeito Boris Palmer: “Em Tübingen, pesquisas de excelência sempre foram complementadas idealmente pela implementação econômica e pela prontidão do mercado. Estamos satisfeitos que outro alicerce para uma mobilidade mais ecológica seja construído em nossa cidade no futuro. As células de bateria de alto desempenho também se encaixam perfeitamente em nosso ambicioso programa de proteção climática para se tornarem neutras em CO2 até 2030. Só assim pode funcionar: crescimento econômico combinado com progresso ecológico.”
“A Porsche foi fundada como um escritório de engenharia e desenvolvimento em Stuttgart, em 1931. Até hoje, você não pode comprar a tecnologia que está no “coração” de nossos carros esportivos de alto desempenho. Nós mesmos a desenvolvemos,” afirma Michael Steiner, Membro do Conselho Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche. “É por isso que é lógico que desenvolvamos e construamos a tecnologia-chave do futuro, a célula de bateria, nós mesmos. É igualmente lógico que primeiro testemos esta nova alta tecnologia no mais competitivo dos ambientes: o automobilismo. Nosso carro esportivo elétrico Taycan também recebeu melhorias importantes e as principais características técnicas de pistas de corrida do vencedor da Le Mans, o Porsche 919 Hybrid.”
A química das novas células de alto desempenho depende do silício como material do ânodo. Com esse material, agora parece possível aumentar significativamente a densidade da potência em comparação com as boas baterias de série atuais. A bateria pode oferecer o mesmo conteúdo de energia com um tamanho menor. A nova química reduz a resistência interna da bateria. Isso permite que ela absorva mais energia durante a recuperação de energia e, ao mesmo tempo, ofereça melhor desempenho para o carregamento rápido. Outra característica especial da célula de bateria Cellforce é sua maior capacidade de suportar altas temperaturas. Todas essas qualidades são muito valorizadas no automobilismo. Além disso, o uso na pista de corrida não exige necessariamente que a bateria funcione em temperaturas abaixo de zero, nem permaneça estável por anos, ao longo de muitos ciclos de carga, objetivos que ainda precisam ser alcançados com essa nova tecnologia das células.
A BASF, empresa química líder mundial, foi escolhida como parceira de desenvolvimento de células para a próxima geração de baterias de íon-lítio. Como parte da colaboração, a BASF está fornecendo exclusivamente materiais catódicos HEDTM NCM, de alta potência, para células de alto desempenho que permitem carregamento rápido e altas densidades de energia. Nas instalações de fabricação da BASF para os principais produtos de materiais catódicos em Harjavalta, Finlândia, e para materiais catódicos em Schwarzheide, Brandenburg, Alemanha, a BASF será capaz de produzir materiais de bateria com uma baixa pegada de carbono líder de mercado a partir de 2022.
A ideia de uma fábrica de células de bateria de alto desempenho surgiu por iniciativa do P3 Group. A consultoria de gestão com sede em Stuttgart desenvolveu o conceito e apresentou em 2019 um pedido de financiamento com a Customcells como parte do projeto europeu do IPCEI EuBatIn (importante projeto de interesse comum europeu – European Battery Innovation), que visa construir uma cadeia de valor europeia para baterias de íon de lítio, baseadas em tecnologia inovadoras e sustentáveis. Da indústria automotiva, a Porsche se envolveu como parceira do projeto. Este ano, o P3 Group decidiu manter a neutralidade e a independência no mercado e não se envolver diretamente na joint venture. O P3 atua como uma consultoria de tecnologia com profundo conhecimento técnico no campo de células de bateria e fechou um contrato de serviço de longo prazo com o Cellforce Group.
Os contratos entre a Porsche e a Customcells foram assinados em 21 de maio de 2021. Os diretores do novo Cellforce Group GmbH são Markus Gräf como Diretor de Operações, Wolfgang Hüsken como Diretor Financeiro da Porsche e Torge Thönnessen como Diretor de Tecnologia da Customcells.
A Customcells é uma das empresas líderes mundiais no desenvolvimento de células especiais de bateria de íon-lítio. Nas instalações da empresa em Itzehoe (Schleswig-Holstein) e em Tübingen (Baden-Württemberg), a Customcells desenvolve e produz células de bateria para aplicações específicas que variam de protótipos a pequenas e médias séries, fabricadas na Alemanha. Desde a sua fundação em 2012, a Customcells adquiriu um importante “know-how” na área de desenvolvimento de células com diversos materiais (cátodos, ânodos, separadores, eletrólitos) e tecnologias de revestimento. A Customcells fabrica pequenas séries de células especiais de bateria de íon-lítio, por exemplo, para as indústrias de aviação e transporte marítimo, com base em conceitos de fabricação ágil e instalações de pesquisa e produção de última geração.
Dr. Ing. h.c. F. A Porsche AG é a fabricante de carros esportivos de maior sucesso do mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1948, por Ferry Porsche e faz parte do Grupo Volkswagen desde 2012. A Porsche tem cerca de 36.000 funcionários. No ano fiscal de 2020, a Porsche AG estabeleceu um novo recorde de receita: o valor aumentou para 28,7 bilhões de euros, superando o valor do ano anterior em mais de 100 milhões de euros. Entregou mais de 270.000 carros esportivos aos clientes e gerou um lucro operacional de 4,2 bilhões de euros. Em 2030, a Porsche tem como objetivo alcançar a neutralidade geral de carbono em todo o processo de produção e ciclo de vida de seus novos veículos.