Procura por serviços automotivos cresce 174%

Levantamento feito pelo GetNinjas compara a demanda nacional por reparos em carros entre 2019 e 2020
Os congestionamentos são componentes diários da vida de quem vive nas cidades. Porém, por conta da pandemia, o trânsito caiu 50% no país, de acordo com dados do Waze. Nos meses de reclusão as pessoas passaram a trabalhar e estudar em casa e quando precisavam sair, preferiam circular pelo bairro. Sendo assim, o carro ficou encostado e o tempo livre permitiu que os motoristas pudessem reparar alguns problemas do veículo. Segundo uma pesquisa do GetNinjas, maior app de contratação de serviços da América Latina, o aumento na demanda de serviços automotivos foi de 64% na primeira quinzena de dezembro em comparação com o mesmo período de 2019.
Já considerando o período de janeiro até a primeira quinzena de dezembro, o aumento na demanda foi de 174%, em comparação com 2019. Durante o ano, os serviços automotivos mais demandados foram: reparos auto-elétricos; higienização e polimento; mecânica geral; conserto de ar-condicionado e aplicação de insulfilm. Porém, apesar do crescimento, os profissionais do ramo também foram impactados pela pandemia. Em março, a busca por tais prestadores de serviços caiu 19% em comparação com fevereiro. A semana mais crítica em relação à queda na procura foram os dias 22 a 28 de março, quando o déficit foi de -38,3% em comparação com os dias 8 a 14 de março, período em que a COVID-19 não havia impactado diretamente o setor.
A situação mudou a partir de maio, mês no qual houve o maior pico de demanda. No mês, o aplicativo teve mais de 8 mil pedidos para reparos de veículos. Além disso, foi em maio que começaram as iniciativas de flexibilização de reclusão e de reabertura do comércio em vários estados do país. Para Eduardo L’Hotellier, fundador e CEO do GetNinjas, o aumento na busca mostra como a crise impulsionou a digitalização dos brasileiros. “O setor automotivo é um mercado baseado na recomendação boca a boca e os motoristas costumam ter um mecânico de confiança. Mas por conta da crise, o consumidor desenvolveu mais confiança na contratação online, e aprendeu que dessa maneira consegue contratar profissionais competentes”, analisa o empreendedor.
Segundo Eduardo, a contratação de serviços via aplicativos também traz benefícios para os próprios autônomos, principalmente por se tratar de um ano atípico. Em 2020 até a primeira quinzena de dezembro, mais de 14 mil novos profissionais se cadastraram na categoria de reparos automotivos.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes