Programa evita troca desnecessária de pneus e peças automotivas

Desperdício, evite-o! Quem está inserido no mundo dos negócios conhece e busca sempre respeitar os conceitos da Sustentabilidade. Esse conjunto de ações é adotado por empresas responsáveis e que desejem prosperar em conjunto de seu meio ambiente: espaços onde estão inseridas ou exercem influência, seja urbano ou conservado, além do bem-estar econômico e social daqueles de quem dependem e para quem produzem.

A DPaschoal, maior rede varejista do segmento automotivo nacional, tem a Sustentabilidade em seu DNA. Um programa intitulado Economia Verde, vigente já há 10 anos, em todos os departamentos e escalões da empresa, tem como premissa conscientização dos clientes sobre o momento certo para fazer a manutenção do veículo, de forma a evitar prejuízos financeiros e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente (uma vez que a troca desnecessária de peças e pneus pode resultar na geração de resíduos desnecessários).

A iniciativa já rendeu à companhia o Prêmio ECO, da Amcham – Câmara do Comércio, em 2010, na categoria Sustentabilidade em Modelo de Negócios. Lançada em 1982, a premiação é pioneira no reconhecimento de empresas que adotam práticas socialmente responsáveis e tem, ano a ano, gerado uma rica reflexão sobre o desenvolvimento empresarial sustentável no Brasil.

Transparência: O “Medir e testar antes de trocar” é o principal fio condutor da Economia Verde da DPaschoal. Disseminado fortemente entre todos os colaboradores da companhia – da direção aos técnicos mecânicos –, já evitou a troca desnecessária de mais de 2,5 milhões de peças e pneus. “Graças a essa simples frase, na qual acreditamos fortemente, cerca de 700 mil pneus, 500 mil baterias e mais de 1 milhão de itens de suspensão, entre outros componentes, deixaram de ser trocados e desperdiçados sem necessidade”, explica Luis Norberto Pascoal, presidente da companhia.

Ainda no que diz respeito à transparência, recentemente a DPaschoal optou por mudar a nomenclatura e forma de remunerar seus colaborares responsáveis pela captação e atendimento dos clientes. Ao invés de Vendedores, esses profissionais passarão a ser apresentados como Consultores Técnicos. “A venda é importante para qualquer negócio, com toda a certeza. Mas a informação e transparência precisam importar ainda mais”, explica o presidente. A mudança não será somente de nomenclatura e esses profissionais, que recebem remuneração competitiva em relação ao mercado, não terão mais comissão sobre as vendas, tornando todo o processo ainda mais transparente e objetivo.

Destinação correta: Além de ações educativas, a DPaschoal também faz a destinação correta dos produtos trocados durante a revisão, como pneus, baterias, óleos lubrificantes da suspensão e freios. Esses materiais são destinados a empresas de reciclagem especializadas, que transformam os materiais em novos produtos. Cerca de 80% dos pneus passam por um processo de trituração, que resulta em um pó utilizado na fabricação de tapetes, chinelos e até mesmo asfalto. “Já reciclamos cerca de 4,5 milhões pneus, 1,2 milhões amortecedores e 2,1 milhões de litros de óleo reciclados”, destaca o presidente.

Rastreamento e reciclagem: Outro projeto interessante é o EcoControl, que permite rastrear os itens deixado na loja durante a manutenção. Todas as peças são etiquetadas e cadastradas no programa, que encaminha notificação indicando trajeto da loja até o centro de reciclagem, comprovando o descarte correto do produto. “Os clientes também recebem um certificado de responsabilidade social pela iniciativa. Para grandes frotas, ou quem simplesmente se preocupa com o meio ambiente, esse atestado é muito importante”, detalha Luis Norberto.

 

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