A Toyota anunciou, nos Estados Unidos, que está desenvolvendo um mecanismo capaz de revolucionar o conceito de mobilidade para deficientes visuais. Trata-se do Projeto Blaid, um dispositivo que irá proporcionar maior capacitação, liberdade, confiança e independência à pessoa cega ou com qualquer outra deficiência visual.
Ainda em fase inicial de testes, o dispositivo vestível da Toyota é posicionado ao redor dos ombros e funciona como um guia para deficientes visuais. Os usuários serão capazes de interagir com o dispositivo através do reconhecimento de voz e botões. O aparelho será equipado com câmeras que detectam os arredores e, por meio de sinais de vibração e áudio, transmitirá informações orientando a pessoa até pontos específicos, facilitando sua mobilidade. Assista um vídeo sobre o funcionamento do Projeto Blaid aqui.
A proposta da Toyota com o Projeto Blaid não é anular os mecanismos utilizados atualmente pela pessoa com deficiência visual, como bengalas, cães guias e dispositivos básicos de GPS, mas sim aprimorar a mobilidade dessas pessoas fornecendo mais informações sobre os arredores em ambientes internos, como escritórios e shoppings, auxiliando na identificação de banheiros, sinalizações de entrada e saída, escadas rolantes, escadas comuns e portas.
Para o futuro, a Toyota planeja integrar mapeamento, identificação de objetos e tecnologias de reconhecimento facial ao Projeto Blaid.