Montadora também criou o Proud@Renault, grupo de afinidade formado por colaboradores de diferentes setores dedicado a promover ações afirmativas e debates relacionados ao tema
Nesta quarta-feira (29), a Renault do Brasil oficializou sua participação como signatária do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, formado por empresas engajadas no respeito aos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex (LGBTI+), e que rejeitam práticas de discriminação e suas implicações para os negócios e para a sociedade. Ao todo, o Fórum conta com 92 empresas signatárias.
“A Renault do Brasil apoia e defende a diversidade. A assinatura desta carta é mais um importante passo que estamos dando para a construção de um ambiente mais igualitário e que ofereça oportunidade para todos”, afirma Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.
Como integrante, a Renault assume o compromisso de atuar para desenvolver os 10 compromissos previstos pelo Fórum:
1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito e a promoção dos direitos LGBTI+.
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBTI+.
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBTI+.
4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBTI+.
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBTI+.
6. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito aos direitos LGBTI+ no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBTI+.
9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBTI+ na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBTI+ na comunidade.
É possível conhecer mais sobre os desdobramentos por meio do site oficial do Fórum, pelo endereço: https://www.forumempresaslgbt.com/10-compromissos
“O conjunto de empresas signatárias do Fórum fica muito feliz com a entrada da primeira montadora automotiva brasileira nesta comunidade. A Renault é pioneira e, portanto, referência para demonstrar que o respeito a todas as pessoas precisa alcançar temas como os presentes na questão LGBTI+. Fazer parte do Fórum significa não apenas olhar para dentro da empresa em busca de aprimorar suas práticas de gestão, mas ajudar que o ambiente de negócios brasileiro evolua na direção do respeito e promoção dos direitos humanos LGBTI+”, comenta Reinaldo Bulgarelli, secretário executivo do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
Proud@Renault
Além da assinatura da carta de adesão ao Fórum e aos seus 10 compromissos, a Renault do Brasil também estruturou um grupo de afinidade para promover ações afirmativas e debates relacionados ao tema da diversidade e inclusão, visando um ambiente mais igualitário na organização. O grupo teve início após a realização de um “Café Virtual da Diversidade” com colaboradores de diferentes setores da companhia, promovido pelo departamento de Recursos Humanos e mediado pelo diretor da área, Douglas Pereira.
“A realização deste café reforçou para todos a importância de constituir um grupo diverso dedicado ao tema. Tenho certeza que por meio do Proud@Renault vamos conseguir ampliar o diálogo e o aprendizado sobre diversidade e inclusão. É nosso papel, como empresa e como cidadãos, fomentar ações que promovam uma sociedade mais igualitária”, afirma Douglas Pereira, diretor de Recursos Humanos da Renault do Brasil.
Inicialmente, o Proud@Renault será composto por doze colaboradores e coordenado por: Evilym Machado, analista de Relações Institucionais e Governamentais (DRI); Carolina Stasiak, supervisora da Curitiba Injeção de Alumínio (CIA); e Raissa Rosenthal, analista da Logística.
“Estou imensamente feliz com essa iniciativa da Renault e estou confiante que este grupo fará um belo trabalho, pois juntos somos mais fortes. Quando criamos um ambiente inclusivo, precisamos lembrar que além do respeito ao próximo, também estamos investindo em talentos, criatividade e produtividade que refletem diretamente na sociedade e na economia”, comenta Evilym Machado.
Diversidade na Renault do Brasil
A diversidade é um valor para o Groupe Renault, que promove a inclusão entre diferentes perfis e personalidades em suas equipes.
Recentemente, a Renault do Brasil participou da construção das “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, material elaborado pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade, composto por um livro e um roadmap que apresentam direcionamentos para construir ambientes corporativos mais igualitários e que ofereçam oportunidades para todos.
No mês de junho, em que se celebra o orgulho LGBTQIA+, a montadora promoveu um Renault Talks Live para os colaboradores com foco na diversidade e inclusão, buscando fomentar o debate acerca do tema.
Como reconhecimento pelas ações desenvolvidas ao longo dos anos, em 2019 a Renault do Brasil conquistou o prêmio AB Diversidade, desenvolvido pela Automotive Business em parceria com a MHD Consultoria, que reconheceu organizações que promovem ambientes mais plurais e inclusivos.
Também no último ano, a marca recebeu o troféu ouro no prêmio WEPs – Empresas Empoderando Mulheres, iniciativa baseada nos Princípios do Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles), que reconhece empresas com o empoderamento das mulheres e equidade de gênero.
A Renault é signatária da campanha mundial “He for She” (“Ele por Ela”), promovida pela ONU, de engajamento na promoção dos direitos das mulheres e desde 2010 conta com o grupo Women@Renault, que realiza ações focadas em promover um ambiente inclusivo, que respeite a diversidade, e pautado pela equidade de gênero. Por meio desse grupo, a Renault atua no desenvolvimento de projetos para fomentar a diversidade dentro da empresa, tornando as mulheres cada dia mais protagonistas de suas carreiras.
O Instituto Renault, responsável pelas ações socioambientais da montadora, tem a diversidade com um dos pilares. Um exemplo é o apoio ao projeto Associação Borda Viva, que tem como objetivo o estímulo ao empreendedorismo social das mulheres na comunidade de Borda do Campo, região de baixa renda de São José dos Pinhais (PR), onde está localizada a fábrica da Renault.
Renault, uma empresa responsável
Desde 2001, a Renault está comprometida com a iniciativa do Pacto Global das Nações Unidas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade, além de seus princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e luta contra a corrupção. Reafirmamos nosso compromisso de seguir e promover os valores universais do Pacto Global, lutando contra a corrupção e promovendo evolução em responsabilidade ambiental e social, melhorando de forma contínua.
Consciente de nossa presença global e nossos vários stakeholders, trabalhamos pela mobilidade sustentável e responsável, que é inclusiva, acessível e ajuda a proteger o planeta. Este é o compromisso firmado junto aos stakeholders do Grupo Renault. Juntos, podemos construir um mundo melhor, tanto para as gerações atuais como futuras.
Uma pesquisa realizada em diferentes níveis (Grupo, Países e Plantas) mostrou que dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) desenvolvidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a Renault promove intensa contribuição em sete deles: Saúde e bem-estar; Educação de Qualidade; Trabalho decente e crescimento econômico; Indústria, inovação e infraestrutura; Consumo e produção responsáveis; Ação contra a mudança global do clima; e Redução das desigualdades, objetivo principal no início da participação do Fórum e da criação do Proud@Renault.