A nova empresa vai contar com um total de 17 fábricas de motores e transmissões e 5 centros de P&D distribuídos em 3 continentes, com 19 mil colaboradores, em uma organização independente estruturada estrategicamente para fornecer soluções para várias montadoras de automóveis, com um modelo de negócios atrativo, aberto a novos parceiros
Após a assinatura do acordo de cooperação anunciado em novembro de 2022, a Geely Holding Group (Geely Holding), a Geely Automobile Holdings Limited (Geely Auto HK.0175) (abaixo denominadas em conjunto “Geely”) e o Renault Group assinaram hoje um contrato de compromisso de joint venture com participações iguais, com o objetivo de criar uma nova empresa de tecnologia de motores e transmissões para se tornar o líder mundial no desenvolvimento, produção e fornecimento de motores híbridos de ponta e motores de combustão altamente eficientes.
A Aramco, que assinou uma carta de intenções com o Renault Group e a Geely em 2 de março de 2023, avalia fazer um investimento estratégico nesta nova empresa de tecnologia de motores. O investimento da Aramco vai apoiar o crescimento da empresa e contribuir para atividades-chave de pesquisa e desenvolvimento em forno de soluções de combustíveis sintéticos e motorizações a hidrogênio de futura geração. Os combustíveis sintéticos, incluindo os e-combustíveis e o hidrogênio, são parte da solução para a descarbonização da indústria automotiva, incluindo para os veículos com motor a combustão interna atualmente em circulação.
A joint venture será comandada em conjunto pelo Renault Group e a Geely, com um conselho de administração formado por partes iguais de representantes de cada parte, sendo responsável por formular e executar as estratégias e definir a orientação da joint venture. A organização inicial vai garantir a continuidade das atividades, com dois centros operacionais responsáveis pelas respectivas operações: Madri para o Renault Group e Baía de Hangzhou para a Geely. Uma equipe executiva ficará baseada na sede da nova empresa que deve ser estabelecida no Reino Unido, para consolidar as operações, desenvolver sinergias e definir os planos futuros.
O Renault Group e a Geely vão transferir a Propriedade Intelectual para seus respectivos centros operacionais, para que eles sejam totalmente independentes no desenvolvimento das futuras tecnologias de motores, sendo capazes de atender todas as necessidades do mercado. O portfolio de produtos complementares e a presença regional da nova joint venture podem oferecer soluções para 80% do mercado mundial de motores de combustão interna e híbridos. Desde o início das atividades, a nova empresa deve fornecer para vários clientes industriais, incluindo o Renault Group, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan, Mitsubishi Motors Corporation e PUNCH Torino. No futuro, a empresa poderá fornecer soluções completas de tecnologias de motores para outras montadoras de automóveis e estará aberta a outras parcerias para fortalecer a cadeia de valor.
Sujeito às leis e regulamentações aplicáveis, a Geely Auto e a Renault vão firmar um contrato de longo prazo com a joint venture para o fornecimento de motores de combustão interna, híbridos, híbridos recarregáveis e transmissões para veículos de passeio. Além disso, a joint venture vai fornecer motores para veículos utilitários leves e desenvolver baterias híbridas para a Renault.