A nova empresa vai liderar o mercado de sistemas e componentes de motores a combustão e híbridos
Uma nova empresa acabade ser criada. Trata-se da HORSE Powertrain Limited, que após os acordos assinados em 11 de julho de 2023 pelo Renault Group e a Geely e após a obtenção da aprovação das autoridades competentes, em 31 de maio de 2024 foi criada oficialmente. Cada grupo detém 50% de participação na nova empresa.
A nova empresa foi criada para liderar o mercado de sistemas e componentes de motores a combustão e híbridos. Matias Giannini passa a ser o CEO da HORSE Powertrain Limited. O Conselho de Administração da HORSE Powertrain Limited será presidido por Daniel Li, com seis diretores que terão igualdade de representação de seus acionistas.
A HORSE Powertrain Limited pretende atingir aproximadamente 15 bilhões de euros em receita anual e cinco milhões de motores produzidos anualmente; a partir de seu primeiro dia de atividade, a empresa terá um portfólio completo de tecnologias de motores de ponta para parceiros globais, incluindo sistemas híbridos, motores de combustão interna, transmissões e soluções em baterias.
A HORSE Powertrain Limited vai conceber, desenvolver, produzir e comercializar todos os sistemas e soluções de motorizações a combustão e híbridas com tecnologias de ponta, incluindo motores, transmissões, sistemas híbridos e baterias.
Graças a este projeto, tanto o Renault Group como a Geely vão se beneficiar de um efeito de escala imediato e a otimização da cobertura de mercado. Graças à transferência de Propriedade Intelectual do Renault Group e da Geely, agora a HORSE Powertrain Limited tem autonomia total no desenvolvimento das futuras tecnologias de motorização, sendo capaz de atender todas as expectativas do mercado, principalmente na área de combustíveis alternativos, como metanol verde, etanol e hidrogênio. A complementariedade do portfólio de produtos da joint venture e a presença regional podem oferecer soluções para 80% do mercado global de motorizações a combustão & híbridas, que não para de crescer.
A HORSE Powertrain será fornecedora de várias montadoras de automóveis, incluindo o Renault Group, Geely Auto, Volvo Cars, Proton, Nissan e Mitsubishi Motors Corporation. A empresa está pronta para trabalhar com clientes e parceiros em todo o mundo, para apoiá-los com soluções de ponta a ponta em tecnologias de motorizações, estando aberta para acolher parceiros para fortalecer ainda mais a cadeia de valor.
A partir do primeiro dia de sua criação, a HORSE Powertrain Limited é líder mundial em soluções de motorizações a combustão e híbridas, com:
- 17 plantas globais
- 9 clientes em 130 países
- 5 centros de P&D
- Aproximadamente 19 mil colaboradores
- Previsão de receita anual de aproximadamente 15 bilhões de euros
- Previsão de produção anual de aproximadamente 5 milhões de motores
- Todos os tipos de soluções híbridas cobertas – híbridos completos e híbridos plug-in de grande autonomia –, assim como motores de combustão interna que utilizam combustíveis alternativos, como etanol, metanol, GLP, gás natural veicular, hidrogênio, etc.
O Renault Group e a Geely, como acionistas fundadores da empresa de motorizações, aprovaram a estrutura de governança global, bem como as nomeações estratégicas da HORSE Powertrain Limited.
Matias Giannini é nomeado CEO da HORSE Powertrain Limited.
Lee Ma e Juan Ferrera são nomeados respectivamente CFO (Chief Financial Officer) e CHRO (Chief Human Resources Officer) da HORSE Powertrain Limited.
Permanece inalterada a gestão dos dois subgrupos Aurobay e Horse, reunindo o know-how industrial e os ativos de ambas as empresas: Ruiping Wang como CEO da Aurobay, sediada na Baía de Hangzhou (China), Patrice Haettel como CEO da Horse, sediada em Madri (Espanha). Os dois executivos vão se reportar diretamente a Matias Giannini.
O Conselho de Administração da HORSE Powertrain Limited é formado por seis membros:
- Três diretores da Geely: Daniel Li (vice-presidente do Conselho da Geely Auto e CEO da Geely Holding) será presidente do Conselho de Administração, Jerry Gan (CEO da Geely Auto Group) e Joe Zhang (CFO da Geely Holding).
- Três diretores do Renault Group: François Provost (Chief Procurement, Partnerships and Public Affairs Officer), Gilles Le Borgne (CTO, Chief Technology Officer) e Denis Le Vot (CEO da Dacia e Chief Supply Chain Officer).