O Chairman e Presidente Mundial do Grupo Renault, Carlos Ghosn, anunciou hoje um novo ciclo de investimentos da Renault no Brasil no valor de R$500 milhões, para o período 2014-2019. Os recursos serão aplicados no desenvolvimento e produção de dois novos veículos no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais. Na ocasião, Carlos Ghosn comunicou ao governo do Estado do Paraná, que os investimentos de R$1,5 bilhão anunciados para o ciclo 2010-2015 já foram concluídos, ou seja, antecipados em quase dois anos.
“Desde 2011 o Brasil é segundo maior mercado da marca depois da França e está entre as prioridades estratégicas de crescimento mundial do Grupo”, destacou Carlos Ghosn. A Renault do Brasil concluiu com sucesso o seu plano de investimentos anterior e dá sequencia ao objetivo de ampliar a sua participação no mercado brasileiro. No acumulado de janeiro a março deste ano a Renault registrou 6,7% de participação de mercado, consolidando-se como a quinta marca do mercado. A meta é alcançar 8% de participação até 2016.
Graças ao plano de investimentos anterior, a Renault reforçou sua estratégia de crescimento no País, baseada em três pilares: aumento da capacidade produtiva (em 2013 sua capacidade instalada de produção saltou de 280.000 para 380.000 unidades por ano); renovação da gama de produtos (foram lançados dois modelos completamente novos só em 2013 – o Master e o Logan); e ampliação da rede de concessionárias (nos últimos três anos foram inauguradas 100 novas concessionárias, totalizando 275 revendas).
A Renault também anunciou a implementação de um novo Centro Nacional de Distribuição de Peças no município de Quatro Barras, investimento que também se insere no programa Paraná Competitivo.
O novo Centro de Distribuição será instalado em um condomínio industrial e é uma peça importante na estratégia de crescimento da marca nos próximos anos. As novas instalações contarão com 66 mil metros quadrados de área construída e o início das operações está previsto para o segundo semestre de 2015. O novo armazém deve gerar cerca de 250 empregos e representa investimentos da Renault da ordem de R$240 milhões, compreendidas as operações dos próximos 10 anos. Na sua operação o novo centro deverá movimentar cerca de 200 carretas por mês.
O novo centro, além de atender toda a rede de concessionárias Renault espalhada pelo País (atualmente composta por 275 pontos de vendas, mas que deve continuar se expandindo), realizará também as exportações de peças e componentes para o México, Argentina, Chile, América Central, Colômbia, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Peru, África do Sul e França. Ao todo, a Renault opera hoje com aproximadamente 20 mil itens estocados.