Embora menos exigido durante a frenagem, o freio traseiro pode sobrecarregar a parte dianteira, quando está desgastado
A revisão do sistema de freio do veículo deve considerar uma avaliação de todos os componentes das partes dianteira e traseira. A Jurid, fabricante de componentes para freio, destaca a importância de checar a parte traseira do freio, quando é realizada a troca da pastilha de freio, item de maior desgaste.
Mesmo que a parte dianteira, formada por várias peças, pastilhas e discos de freio e outros componentes periféricos, como cubo de roda, pinça e pino deslizante, seja mais exigida que a traseira na hora da frenagem, é importante fazer a avaliação dos itens, como as sapatas porque o sistema está interligado. “Isso significa que ambas as partes sofrem desgaste e quando uma delas não está em boas condições pode sobrecarregar a outra”, acrescenta Ana Paola Sartori, gerente da Jurid.
Como geralmente, os veículos possuem a distribuição de carga do freio 70% na frente e 30% atrás, o dianteiro sofre mais desgaste devido essa condição.
A pastilha atua em conjunto com o disco de freio para gerar o atrito necessário para que o veículo possa desacelerar até parar, enquanto a sapata, que fica na parte traseira do freio a tambor, tem a função de complementar o trabalho da pastilha.
A durabilidade do sistema de freios pode variar, uma vez que a forma de uso é um fator preponderante e o motorista deve ficar atento com relação ao desempenho dos componentes.