Em sua 24ª edição, competição segue até sábado pelo “coração do Nordeste”
É fato raro no Brasil uma competição durar mais de duas décadas, especialmente envolvendo grandes investimentos dos participantes. Mas essa é a trajetória do RN1500, uma disputa já emblemática da Região Nordeste que em 2022 realiza sua 24ª edição reunindo equipes e pilotos de alto nível profissional. Com um grid lotado de competidores conduzindo carros, motos e, em especial, os valentes UTVs, o RN1500 terá largada hoje, quarta-feira dia 20 de abril, para cruzar a região do Seridó, entre o Sertão paraibano e o potiguar. Com um total de 1.288km de percurso, a prova terá encerramento na exótica paisagem da Costa das Dunas, culminando em Natal (RN), no próximo sábado.
Nesta quarta-feira os competidores largam de Campina Grande em direção a Cabeceiras, ambas na Paraíba, terminando a jornada no final da tarde em Acari (RN) após 346km de trilhas. Problemas mecânicos ou erros de navegação podem fazer a prova entrar noite adentro para os menos afortunados.
Primeiro dia – Depois de definirem a ordem de largada no prólogo realizado ontem, os competidores enfrentam o primeiro dia de desafios. “De uma forma geral, esta prova sempre oferece percursos com piso difícil, cheio de pedras, e os problemas mais comuns são quebras de suspensão, furos de pneus e até batidas em alguma rocha maior, se você e seu navegador não forem cuidadosos”, resumiu Bruno Varela, atual campeão da prova na categoria UTV, que contará com a navegação de Matheus Mazzei. Bruno é também o líder do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, do qual o RN1500 corresponde pela segunda etapa. A primeira foi em março, no interior de Minas Gerais.
“Esperamos que chova na edição deste ano, o que certamente não vai fazer as coisas mais fáceis. Mas é pra isso que a gente está aqui: encarar tudo e se superar”, continua o piloto da equipe Can-Am Monster Energy.
Com três vitórias ao longo de 23 edições, a equipe do atual campeão é provavelmente a mais bem sucedida da história do RN1500, uma prova sempre vista entre as mais complexas do off-road nacional. As outras duas vitórias foram registradas pelo pai de Bruno, o tricampeão mundial Reinaldo Varela, que terminou na primeira colocação da classificação geral em 2011 e 2016.
No total, a edição 2022 do RN1500 contará com 114 veículos, sendo 12 carros, 36 motos e 66 UTVs, veículo que tem dominado o cenário do off-road brasileiro e que é a divisão que mais cresce no cenário internacional.
No prólogo realizado ontem, a melhor moto foi a WR 450F da equipe oficial Yamaha, conduzida pelo francês Adrien Metge, enquanto que a dupla Cristiano Batista/Robledo Nicoletti, com um Can-Am Maverick X3, registrou o primeiro tempo entre os UTVs. O atual campeão Bruno Varela, em parceria com o navegador Matheus Mazzei, registrou o terceiro tempo, com Reinaldo Varela e o navegador Arthur Carneiro garantindo a sexta posição na ordem de largada dos UTVs – ambos com modelos Maverick X3. O melhor carro foi o Ford Ranger tripulado pela dupla Rodrigo Ache/Luis Eckel.