Saiba quais são as principais dúvidas sobre velas especiais

Especialista destaca que os componentes feitos com materiais nobres permitem reduzir o efeito extintor de energia, elevando a eficiência na queima da mistura ar-combustível

 Uma das recentes evoluções percebidas nos motores a combustão interna é a aplicação cada vez mais frequente das velas de alto desempenho. De acordo com os especialistas da NGK, multinacional japonesa especialista em sistemas de ignição, as chamadas velas especiais elevam a eficiência na queima da mistura ar-combustível por serem produzidas a partir de metais nobres e resistentes, como a platina e o irídio.

Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil, explica que o uso desses materiais possibilita reduzir o diâmetro e, por consequência, a massa dos eletrodos nas velas. “Isso gera um grande benefício durante a centelha da vela – aquele momento em que se inicia a queima da mistura ar-combustível. Quanto menor a massa, menos energia calorífica é retirada e maior é a eficiência de queima”, afirma.

Amplamente utilizada em carros modernos, sobretudo com motores turbos alimentados, a tecnologia demanda cuidado na hora da manutenção. “Se o veículo já saiu de fábrica com velas especiais, a recomendação é que o motorista mantenha esses componentes e faça a revisão conforme o manual do veículo, que traz a indicação do produto adequado e do intervalo de troca”, orienta o especialista.

Do contrário, a falta de manutenção no sistema de ignição – além de afetar diretamente o consumo de combustível e os níveis de emissões de poluentes – pode comprometer outros componentes, como as bobinas de ignição e o catalisador, que têm custos muito mais elevados que o jogo de velas, “o que reforça a importância de realizar a revisão preventiva”, complementa Mori.

Outra dúvida comum entre os motoristas envolve a aplicação das velas de platina ou irídio em veículos mais antigos, o que é permitido de acordo com a NGK, que oferece ao mercado de reposição uma série de velas especiais disponíveis entre a linha G-Power, com eletrodo central de platina, e a linha Iridium IX, com eletrodo central de irídio.

“Tanto as velas G-Power quanto as velas Iridium IX oferecem grandes benefícios aos motores, como partidas mais rápidas, maior estabilidade de marcha lenta e acelerações melhores”, destaca o especialista. A NGK disponibiliza aos reparadores aplicativo para consulta das aplicações e aos condutores informações no site www.ngkntk.com.br.

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