Carrinho de 7 cm de comprimento venceu 36 concorrentes na disputa no Salão Diecast 2024
Ter muita criatividade e precisão para fazer inúmeras modificações em miniaturas de carros de apenas 7 cm de comprimento, esse foi o desafio que customizadores de todo o Brasil aceitaram para disputar a categoria Nissan do concurso realizado no Salão Diecast. Na edição 2024 do evento, o maior encontro de miniaturas do país, que foi realizado em São Paulo nesse final de semana, 37 miniaturas muito especiais disputaram o troféu dado pela Nissan e o vencedor foi inspirado na tradição esportiva da marca japonesa: um 240Z em homenagem ao piloto americano Jim “Fitzy” Fitzgerald, lenda do automobilismo nas décadas de 1960 a 1980.
Para vencer o concurso, que teve um número recorde de participantes, o esportivo em escala reduzida superou customizações de modelos tão distintos como um Kicks, utilitários esportivos Patrol, muitos GT-R, bólidos de competição e picapes. A disputa foi acirrada, com 21 das 37 miniaturas tendo recebido votos dos oito jornalistas e influenciadores que fizeram parte do júri. Cada um deles escolheu os cinco modelinhos que acharam os melhores e os cinco mais votados foram para a final. A decisão do vencedor de 2024 foi feita pela equipe do Estúdio de Design da Nissan América Latina, que tem sua sede no Brasil.
“A customização do 240Z foi escolhida pela qualidade das adaptações realizadas e pelo carro ser um ícone que traz a história da Datsun – uma marca da Nissan. A aplicação dos adesivos também chama a atenção pela precisão, incluindo no aerofólio”, afirma John Sahs, diretor de Design da Nissan América Latina.
Foi exatamente na história da marca que Wilquer Lima, autor da melhor miniatura, buscou inspiração para fazer a customização do 240Z original. Ele buscou homenagear o piloto Jim Fitzgerald, que venceu mais de 300 corridas com carros da Datsun entre os anos 1960 e 1980, conquistando, inclusive, o campeonato dos Estados Unidos de carros esporte.
A pintura e a numeração da miniatura – 38 – remete as do carro de corrida Datsun 280ZX usado por Fitzgerald no fim da década 1970. A traseira foi trocada por uma de outro modelinho, depois foi refeita e ganhou um enorme aerofólio. Como a tampa do capô é móvel, o customizador Wilquer Lima também retrabalhou o motor da miniatura original. Já o interior recebeu novos painel e bancos, entre outros detalhes.
“O maior desafio foi o acabamento, os detalhes. Tive muita atenção na finalização, mas isso requer muita precisão e paciência”, conta Wilquer Lima, que, além do troféu de campeão dado pela Nissan, ganhou o direito de ir conhecer o Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. É lá que é produzido o Nissan Kicks, um sucesso de vendas da marca no Brasil e que também chamou muita atenção no Salão Diecast 2024.
A Nissan expos um Nissan Kicks “de verdade”, em sua versão topo de linha Exclusive, e miniaturas de diferentes escaladas do utilitário esportivo. Mostrado pela primeira vez ao público, o modelo de 1 metro de comprimento do carro-conceito Nissan Extrem despertou a curiosidade dos visitantes. Ele foi feito em 2012 pela equipe de design da Nissan juntamente com o conceito em tamanho real, que foi revelado no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano. Eles foram os primeiros exercícios de design do projeto de desenvolvimento de um utilitário esportivo compacto pensado no Brasil, que, em 2016, daria origem exatamente ao Nissan Kicks.
No espaço da Nissan no Salão Diecast, os visitantes também puderam ver miniaturas dos mais diversos modelos da empresa, da picape Frontier ao 100% elétrico LEAF, passando pelo esportivo GT-R, o kei car Sakura e os bólidos da equipe da marca na Fórmula E.
Em sua quinta edição, o Salão Diecast reuniu cerca de 8 mil pessoas e milhares de miniaturas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Além do concurso de customização, o evento contou com exposição de coleções, palestras, troca e venda de miniaturas.