Criado pela Volvo em 1959, o cinto de segurança de três pontos tinha o objetivo de reduzir as lesões nos ocupantes do veículo em caso de colisão, se comparado ao cinto de dois pontos, o chamado cinto subabdominal.
Após 57 anos de existência e disseminado em todas as montadoras, o cinto de três pontos é utilizado largamente na indústria automotiva por ser o mais eficiente para a retenção dos ocupantes.
Atualmente no Brasil, a indústria ainda tem permissão de fabricar veículos com cinto de dois pontos para o passageiro traseiro central, mas uma resolução do Contran determina que todos os carros fabricados a partir de 2020 devem sair de fábrica com cinto de três pontos para todos os ocupantes.
Vantagens ao relação ao cinto de 2 pontos
Os benefícios são muitos, mas os principais fatores estão relacionados ao fato de que os cintos de segurança de três pontos retêm melhor os ocupantes em sua posição e propiciam uma distância maior dos ocupantes das partes rígidas do veículo, principalmente as regiões abdominais e da cabeça, que geralmente sofrem no momento do impacto.
Além disso, o cinto de três pontos permite o uso de tecnologias como o pré-tensionador, comum em veículos equipados com airbag e que tem a função de retrair o cadarço do cinto instantes após o impacto, melhorando o posicionamento do ocupante e aumentando a distância em relação ao painel.
Já para o cinto abdominal, ou cinto de dois pontos, a tecnologia de pré-tensionador não é funcional, além de que esse tipo de cinto ter características que não privilegiam a proteção da região torácica, cabeça e pescoço, permitindo um movimento bem maior do corpo em situações de impacto.
Dica também para a posição do banco
Nunca deite o banco para dormir. Se o fizer, o cinto de segurança estará posicionado de forma incorreta, e pode acontecer um efeito-submarino numa batida, aumentando a possibilidade de ferimentos sérios.
USE O CINTO!
De acordo com o Artigo 65 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), TODOS devem utilizar o cinto de segurança; ou seja, os passageiros do banco traseiro também devem usar o cinto de segurança, sendo isso responsabilidade do motorista.