Segurança: como ocorre o travamento da pinça de freio

Falta de manutenção dos componentes e líquido de freio contaminado podem ocasionar o problema

Componente do sistema de frenagem, a pinça de freio, fixada na manga do eixo, tem como função pressionar as pastilhas de freio contra o disco, diminuindo, assim, a velocidade do veículo até parar. É um dos itens que requer atenção na hora da manutenção do sistema de freio, pois segundo Vagner Marchiniak, consultor de Marketing de Produto da Controil, com o tempo de uso ou até mesmo por falta de manutenção, a pinça de freio pode ser comprometida por causa de vazamento ou travamento.

“Quando não é trocado no período adequado, conforme indica o manual do fabricante do veículo, o líquido de freio por ser higroscópico absorve a umidade, gerando oxidação no sistema e, consequentemente, travamento do êmbolo no corpo da pinça de freio”, afirma Marchiniak.

O consultor de Marketing de Produto da Controil destaca também que o pino deslizante é outro componente que pode provocar o travamento, impedindo que a pinça se desloque por falta de manutenção preventiva.

A recomendação é fazer, periodicamente, revisão no sistema de frenagem, efetuando a troca do líquido de freio, sempre que necessário.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes