Segurança: manutenção preventiva da suspensão

Vazamento de óleo ou perda de eficiência do amortecedor, molas arreadas, desgaste em buchas da bandeja ou no coxim, folga no pivô são alguns dos quesitos que devem ser observados no momento da manutenção

O sistema de suspensão, composto por diversas peças, entre elas, amortecedor, mola, coxim, braço oscilante ou bandeja da suspensão, barra estabilizadora, pivô, e buchas de borracha, assim como demais componentes do veículo, necessitam de manutenção preventiva para ter um comportamento seguro.  “Manter o alinhamento do carro em dia, bem como inspecionar todos os outros componentes da suspensão e direção, observando folgas, estado das coifas e das bucha, tanto da bandeja quanto da barra estabilizadora é essencial para conservar o sistema de suspensão”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata, que sugere fazer alinhamento a cada 10 mil km para preservar o sistema de suspensão  e os pneus.

Na hora da manutenção, deve ser observado se há vazamento de óleo do amortecedor, estado das molas, desgaste em buchas da bandeja ou no coxim, folga no pivô ou terminal da direção e ruídos provenientes da parte inferior do veículo.

A recomendação é avaliar todo o sistema de  suspensão também a cada 10 mil quilômetros rodados já que o desgaste das peças dependerá da forma de condução do veículo, tipo de uso e solo em que se trafega. “Excesso de peso, arrancadas e freadas bruscas e estradas esburacadas podem fazer com que ocorra desgaste prematuro de peças”, alerta.

Outro ponto importante que deve ser observado é o estado dos pneus, desgastados, interferem diretamente na dirigibilidade e segurança do veículo.

Caso ocorra a troca de componentes da suspensão, é fundamental que se realize o alinhamento adequado das rodas já que a falta dele é um dos principais fatores a provocar problemas no sistema.

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