Parceria entre a Marca TAKAO e o Senai proporcionou curso gratuito para novos profissionais em um dos mercados mais promissores do País
A Região Metropolitana de Belo Horizonte conta agora com 18 profissionais capacitados para atuar em um dos mercados que mais oferecem oportunidades no cenário de empregos no Brasil: o de mecânica e reparação automotiva. Através de uma parceria entre a Marca TAKAO, distribuída pela GOOP Distribuidora e o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais, os novos profissionais formaram-se no Curso Profissionalizante de Mecânica Automotiva.
Essa cooperação entre a Marca TAKAO, e o Senai, está promovendo o Curso Profissionalizante em diversos estados e Belo Horizonte formou a terceira turma no Brasil em uma solenidade realizada na noite da última sexta-feira, dia 12 de maio, no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano – MG. Durante o evento de entrega dos certificados, os alunos participaram de um torneio de kart, além de um jantar oferecido aos formandos e seus convidados.
O cenário automotivo atual mostra que o número de empregos no setor de mecânica e reparo de veículos vem crescendo na casa de dois dígitos a cada ano, e oferecer soluções práticas e investir na tecnologia, demonstram a preocupação dos profissionais da área mecânica com seus clientes, que estão cada vez mais exigentes. É com esse cenário que a marca TAKAO e o Senai oferecem o Curso Profissionalizante em Mecânica Automotiva, que tem o total de 280 horas-aula, dividido em cinco módulos, com conhecimentos técnicos em gestão, soft skills, sistema SDF de veículos, Eletricidade Automotiva e Ciclo Otto (motores de combustão interna), que conta, com três módulos proprietários da marca TAKAO, que são: Metrologia, Motor Três Cilindros e Falhas Prematuras.
O novo Técnico em Mecânica Automotiva, Patrick Alan de Jesus Farias agradeceu a oportunidade e enalteceu a excelência do curso. “Quero agradecer a toda equipe da marca TAKAO e do Senai pela oportunidade que nos deram e também pela maravilhosa noite que nos proporcionaram na formatura. Tudo feito com bastante excelência e carinho para com os formandos, muito bem organizado, sem contar com os presentes, o maravilhoso jantar, a corrida de kart e as palavras que nos motivam a continuar transformando vidas através dos motores” garantiu Patrick, que foi o orador da turma de formandos.
Um dos grandes incentivadores dessa parceria e da possibilidade em oferecer uma oportunidade nesse promissor mercado de trabalho a novos profissionais, o CEO da GOOP Distribuidora, André Niero, fala que a parceria com o SENAI é um dos projetos mais estratégicos que a empresa está desenvolvendo e o grande objetivo é, principalmente, ressignificar a profissão do mecânico. “Essa ressignificação vem por meio de quatro pilares: 1) a capacitação dos futuros mecânicos – onde entra a parceria com o Senai, que é, sem sombra de dúvidas, a instituição mais respeitada no Brasil, quando falamos em capacitação de profissionais na área de mecânica automotiva, sendo que a marca TAKAO desenvolveu para este pilar, um currículo proprietário, com foco em motor, que unido ao currículo generalista de mecânica automotiva do Senai criou um novo curso profissionalizante, com 40% de conteúdo voltado a motor, mas também elétrica, suspensão e gestão; 2) A evolução da oficina; 3) a evolução do profissional e; 4) amplificação da comunicação em torno da profissão de mecânico. Estamos no início da jornada de ressignificação dessa profissão, que é tão importante no Brasil e a formatura dessa turma em Belo Horizonte é um marco de início de um novo momento da GOOP, oferecendo ao mercado profissionais capacitados e atualizados em mecânica e reparação automotiva”, comemora o CEO.
Nascida em 2000, em uma pequena sala dentro de uma retífica de motores na Vila Guilherme, Zona Norte de São Paulo, graças ao espírito empreendedor da microempresária Fátima Soares, a GOOP começou, em 2011, a distribuir a marca TAKAO, que é hoje a 2ª marca mais lembrada no mercado de reparação automotiva do Brasil, presente em 16 estados, com 19 Centros de Distribuição Regionais. Estima-se que mais de cinco milhões de veículos que rodam diariamente pelo Brasil, têm peças TAKAO, que tem em seu portfólio mais de 6,3 mil itens. O grupo investe em inovação e todos os anos lança no mercado de reposição, mais de 300 novos produtos. É por isso que a marca TAKAO recebeu a Medalha de Prata em pesquisa realizada junto aos mecânicos e retificadores, no 13º Prêmio Sindirepa-SP – Os Melhores do Ano em 2022.