A Dodge, marca agora do conglomerado FIAT/Chrysler, está em clima de comemoração de seu centenário, e lança no fim de agosto no Brasil uma edição limitada do Journey – modelo mais vendido do Grupo Chrysler há cinco anos. O Journey Crossroad se distingue das demais versões por exibir visual esportivo, com apelo ainda mais jovial. Normalmente cromada, a grade frontal da novidade é preta, mesma cor aplicada em itens como os faróis e lanternas traseiras, que ganharam máscaras negras. As rodas de alumínio de 19 polegadas, com desenho exclusivo, também são escuras. Para contrastar, os para-choques receberam apliques prateados, em um tom que se repete nas saias laterais e nos racks de teto. Na cabine, o Dodge Journey Crossroad apresenta novo revestimento de couro preto, com costura cinza, além de toques de grafite no painel, em partes que antes eram prateadas.
“Essa série especial Crossroad é perfeita para quem não abre mão da excelente mistura de desempenho e praticidade do Journey, mas com uma embalagem exclusiva”, afirma Adriano Resende, diretor de Marketing do Chrysler Group do Brasil. Detalhando essas características do modelo, destacam-se a capacidade para sete ocupantes, a enorme lista de equipamentos e a eficiência do motor Pentastar. “Essas são algumas das qualidades que fazem do Dodge Journey o campeão de vendas do Grupo no país desde 2009”, completa o executivo. Do lançamento, em 2008, para cá, mais de 12 mil unidades foram emplacadas.
Restrito a 140 unidades no Brasil, o Dodge Journey Crossroad tem preço sugerido de R$ 137,9 mil e o mesmo conjunto mecânico das outras opções da linha, moderno e eficiente: propulsor Pentastar V6 de 3,6 litros e 280 cv, câmbio automático de seis marchas (com opção de trocas na alavanca por comando sequencial AutoStick) e tração dianteira. Idêntica à da versão topo de linha (R/T), a relação de itens de série inclui teto solar, seis airbags com dez pontos de proteção, ar-condicionado automático com três quadrantes, assentos de elevação embutidos na segunda fileira, bancos dianteiros elétricos e aquecidos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), central multimídia Uconnect com tela de 8,4 polegadas e navegador GPS integrado, e som premium com seis alto-falantes mais subwoofer. Outro equipamento de série que faz grande sucesso com a família é o sistema traseiro de entretenimento com LCD de 9 polegadas e leitor de DVD, que traz dois fones de ouvido sem fio e controle remoto.