Uma das situações mais comuns de parada repentina de motocicletas no meio da estrada é o pneu furado. É importante usar os pneus especificados pelo fabricante e trocá-los assim que o TWI (indicador de desgaste do pneu) atingir o nível crítico.
Dependendo do tipo de uso da moto, ande com um selante para o caso do pneu furar em locais remotos. Jamais ande com pneus riscados ou mal recapeados. Além deles terem uma vida útil muito menor que pneus certificados, são inseguros.
Outra ocorrência comum é quando acaba a bateria do sensor de presença do alarme, e o alarme dispara com a moto em funcionamento. Para evitar esse tipo de situação, troque a bateria do sensor periodicamente e, se possível, ande sempre com uma bateria reserva. A maioria dos alarmes de motocicleta possui um código para desativar o alarme temporariamente. Mas, atenção: jamais tente desativar esse alarme no meio da via.
Corrente quebrada é outra situação bem corriqueira na vida do motociclista. Lubrifique periodicamente a sua corrente e a troque sempre no período indicado pelo fabricante. Vale ressaltar: use de preferência peças originais certificadas, pois elas tendem a ter uma vida útil maior que peças paralelas. Use a corrente indicada para o seu tipo de moto.
Se, mesmo tomando todas essas providências, você se deparar com uma situação na qual for inevitável ficar com a motocicleta parada no meio do caminho, tenha cuidado:
- Não fique tentando consertar o defeito no meio da via;
- Sinalize o local onde a moto está parada;
- Se estiver em rodovias, afaste-se da moto e espere em local seguro o socorro chegar.
Lembre-se de que a sua vida é muito mais importante que qualquer bem que você possua. Inclusive a sua moto. Não se arrisque sem necessidade e bom passeio.