O sistema de suspensão, composto por diversas peças, entre elas o coxim, que sustenta o amortecedor no monobloco, é fundamental por absorver as irregularidades do solo, garantindo a estabilidade e conforto do veículo. Por isso, é preciso ficar atento na hora de fazer a manutenção do conjunto de componentes da suspensão. “A montagem errada do coxim do amortecedor pode afetar diretamente a geometria do veículo, podendo até ocasionar ruído”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
A recomendação é atenção no momento de montar os coxins. “No Palio, por exemplo, com direção mecânica a nervura do coxim deve ficar voltada para a traseira do automóvel. No entanto, o mesmo modelo com direção hidráulica deve ser montado com a nervura para frente do veículo”, comenta Silva. Assim como o Palio, há outros modelos, como o Fit, Civic e até mais antigos como o Monza e o Kadett, contam com posição de montagem.
O gerente lembra também que a qualidade da peça também é essencial ao fazer a reparação, por isso é importante adquirir componentes de marcas tradicionais do mercado que passam por um rigoroso controle nos processos de fabricação.
Assista este e outros vídeos com dicas na Série Especialistas no canal da Nakata no YouTube. Acesse o link desta informação técnica:
https://www.youtube.com/watch?v=Cqlo5Pd_9yA