A maioria dos motoristas nem lembram deles ou mesmo sabem para que eles servem, mas os coxins são peças fundamentais que garantem o bom funcionamento do veículo e conforto de quem dirige e dos passageiros. Antonio Cesar Costa , consultor da Oficina Brasil, explica como funciona e como devem ser cuidados os coxins.
Os coxins são peças geralmente feitas de borracha e aço que prendem e suportam outros itens no veículo absorvendo vibrações. “Os mais comuns são os coxins de motor responsáveis por prender o motor ao veículo. Já os coxins de câmbio ajudam a suportar o câmbio enquanto os coxins de amortecedor fazem o encosto da peça na carroceria”, explica Antonio Cesar Costa.
A quebra ou desgaste de um coxim é muito comum. Para identificar problemas, o consultor alerta para alguns sintomas que indicam que algo está errado com os coxins.
“Os sintomas são muitos, dependendo do tipo de coxim e onde ele está posicionado no veículo. Podemos citar como sendo os indícios mais comuns os barulhos ao se passar por pistas irregulares, vibrações na alavanca de câmbio e assoalho, dificuldade para engatar marchas, peso e volante ‘puxando'”, diz Costa.
Para evitar problemas os motoristas podem evitar trancos ao passar sobre lombadas e valetas em velocidade mais alta e alterações na suspensão, principalmente altura do veículo. Isso ajuda a aumentar a vida útil das peças. A cada 30 mil rodados quilômetros é recomendável que se revise o estado dos coxins, principalmente os de câmbio/motor e os de amortecedores.