Confira dicas na hora de trocar de marcha de seu carro
Câmbio manual ou automático. Esta dúvida persiste na hora da troca de um carro. A escolha de um carro seminovo exige muita cautela, desde escolher um local honesto, até decidir se ele será automático ou manual. Entre todos os cuidados, sempre surge uma dúvida na hora de adquirir o automóvel: câmbio manual ou automático?
Para tirar essas dúvidas, reunimos orientações do superintendente do AutoShopping Internacional Guarulhos, Carlos Eduardo Barros, sobre o que levar em consideração na hora da compra.
“Acredito que o cliente na hora da compra já saiba que tipo de carro vai querer e geralmente, quando ele está com verba para comprar um automático, não desiste de adquirí-lo. Isso se dá por conta da comodidade que o câmbio automático oferece ao motorista, que acaba compensando o seu valor mais alto, porém há outro tipo de comprador, aquele que mesmo sabendo que o câmbio manual terá com o tempo desgaste na embreagem, não abre mão de trocar marcha e com isso ter a sensação de total controle sobre o automóvel”, afirma Barros.
Fatores devem ser considerados, já que os dois modelos contam com prós e contras. No consumo, o manual bem utilizado, acaba consumindo menos combustível; já no conforto, o automático ganha disparado, sendo que não existe a preocupação com o pedal de embreagem; porém no desempenho, mesmo com os modelos automáticos sendo fabricados para terem a melhor performance, o câmbio manual sai na vantagem, proporcionando ao motorista total domínio sobre o veículo; entretanto com a manutenção, no automático é mais cara, porém menos frequente, sendo que no manual, é mais barata e mais frequente.
“Lembrando que o carro ideal, seja manual ou automático, é aquele que cabe no bolso e atende as necessidades do comprador, para isso o importante é procurá-lo num estabelecimento confiável para realizar a compra e garantir que não terá problemas futuros com o câmbio dele”, afirma Barros.