Serviço: o que você deve saber sobre  tapetes automotivos

dir

Vamos falar de um assunto muito importante para todos os motoristas, tanto homens quanto mulheres, e que acaba passando despercebido: a relação entre o seu calçado e o tapete automotivo. Isso pode se tornar algo perigoso, influenciando diretamente na condução do veículo e até gerar um acidente. Dependendo do calçado, essa influência pode ser ainda maior.

Mas, já que estamos no “Outubro Rosa”, é especialmente para as mulheres a mensagem deste boletim. Lembrando que elas utilizam uma variedade de calçados diferentes no dia a dia consequentemente, acabam utilizando-os também para dirigir: sapato de salto alto, rasteirinha, tênis, sapatilhas, entre outros.

Muitas pessoas, ao entrar no veículo, não prestam atenção se o tapetinho está na posição correta. Dependendo do tipo do calçado que a motorista estiver usando, isso pode ser muito perigoso, porque pode enroscar no tapete em algum momento, dificultando a movimentação dos pés.

Vale lembrar que o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro informa que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa o uso dos pedais, como chinelo de dedo, tamancos ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares. Dirigir de chinelos pode implicar 4 pontos na CNH e multa de R$ 85,13.

Mas, independentemente do tipo de calçado, o tapete precisa estar bem instalado, para evitar movimentação no contato com o pé da motorista.

Na instalação do tapete

  • Não use tapetes projetados para outros modelos de veículos, ou mesmo se o modelo de veículo for de ano diferente. O tapete pode não ser igual.
  • Use somente os tapetes projetados para o lado do motorista.
  • Sempre instale o tapete firmemente. Caso o veículo tenha dispositivos de fixação no assoalho, como presilhas, certifique-se de que elas estão instaladas de forma correta.
  • Sempre verifique o posicionamento e fixação do tapete após situações em que outras pessoas possam tê-lo movimentado, com numa ida ao lava-rápido ou estacionamento.
  • Não use dois ou mais tapetes sobrepostos.
  • Não coloque o tapete de cabeça para baixo ou com as extremidades invertidas.
  • Antes de dar a partida no motor, pressione completamente todos os pedais até o final do curso, para certificar-se de que não há interferência com o tapete.

Tapetes disponíveis no mercado

Genuínos: o fabricante do acessório obtém uma autorização da montadora para produzir. Esta submete o tapete a um controle de qualidade.

Originais: são homologados pela montadora do veículo, mas não são submetidos ao mesmo padrão de controle de qualidade que os genuínos.

Paralelos: são produtos vindos de fabricantes sem vínculo com a montadora. Um mesmo tapete pode ser vendido para uso em carros diferentes de montadoras distintas.

Atenção
Sempre leia o manual do proprietário do veículo para verificar informações disponíveis sobre o seu tapete automotivo.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes